Entenda as normas para embalagens de papel higiênico
Em se tratando das normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) para as embalagens de papel higiênico, a questão da venda fracionada tem provocado bastante polêmica entre os fabricantes.
Por isso, no post de hoje, reunimos um conteúdo para esclarecer as dúvidas sobre as informações necessárias e as especificidades das embalagens de papel higiênico. Confira!
Saiba quais são as regras para embalagens de papel higiênico
De acordo com as determinações do INMETRO, as embalagens de papel higiênico devem mencionar o comprimento dos rolos e a largura das folhas, quer sejam embalagens unitárias ou embalagens coletivas, contendo 2, 4, 6, 8, 10, 12 ou mais unidades.
No caso de embalagens coletivas, estas devem informar, também, a quantidade de unidades do pacote, além do comprimento e largura do papel higiênico.
Em relação às especificidades de cada marca, seus diferenciais e sua qualidade, o INMETRO não estabelece regras.
Nesse sentido, cabe aos próprios fabricantes investirem em embalagens que destaquem as vantagens dos seus produtos, oferecendo informações que sejam relevantes para os consumidores.
Considerando as necessidades de cada consumidor, vale a pena mencionar a questão da venda fracionada, que constantemente é motivo de dúvidas, tanto para comerciantes quanto para consumidores.
Esclareça as dúvidas sobre a venda fracionada
O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as empresas não podem impor aos consumidores a obrigação de adquirir quantidades determinadas de produtos, o que caracteriza a chamada venda casada.
No entanto, a possibilidade de fracionar os produtos vendidos não se estende a uma série de itens, entre eles papel higiênico, sabão em barra e itens alimentícios.
Isso porque a legislação determina que as embalagens devem conter uma série de informações, tais como data de fabricação e validade, lote, informações nutricionais e ingredientes, por exemplo.
Quando as embalagens são violadas para venda de uma única unidade, essas informações se perdem e os estabelecimentos estão sujeitos a penalidades, principalmente se insistirem em vender produtos nessas condições.
A venda fracionada pode ser prejudicial para o consumidor
Portanto, no caso das embalagens de papel higiênico, a venda fracionada é uma prática inadequada, que expõe o consumidor a riscos devido à contaminação dos produtos acondicionados em embalagens abertas.
O respeito às normas do Direito do Consumidor é um fator que atrai a preferência do consumidor na atualidade. As pessoas buscam diferenciais nas marcas e produtos, incluindo a valorização da sustentabilidade.
Conheça a inovação das embalagens recicláveis
Adotando práticas ecologicamente corretas, empresas internacionais estão investindo em técnicas sustentáveis e produzindo embalagens de papel higiênico com papel reciclado, sem utilizar plástico.
A tendência é que as empresas brasileiras sigam o mesmo caminho, uma vez que, na atualidade, os consumidores estão cada vez mais bem informados sobre a importância da sustentabilidade.
Mais que buscar as vantagens do bom preço ou da qualidade superior de um produto, as pessoas estão optando por consumir marcas que valorizam o meio ambiente e, ainda, protegem as futuras gerações com suas práticas.
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