5 boas práticas para elaborar um bom planejamento estratégico

4 minutos para ler

Possibilitar um maior direcionamento das ações, melhorar o desempenho institucional e criar um ambiente mais favorável para a interação entre os gestores, os empregados e o público-alvo. Estes aspectos fazem parte dos principais objetivos do planejamento estratégico, cada vez mais utilizado no mundo corporativo.

Caso seja bem formulado, vai gerar uma boa vantagem competitiva e colocar a empresa num patamar de alta relevância no mercado. Contudo, esta ação precisa ser feita com extremo cuidado e dedicação para evitar equívocos.

Para qualquer instituição, é muito ruim não concretizar as atividades planejadas, resultando na perda de tempo e dinheiro. Neste post, vamos destacar 5 iniciativas que permitem elaborar uma estratégia viável de ser executada. Confira:

1 – Saiba escolher as prioridades

O primeiro passo para planejar de maneira eficiente é definir as prioridades. Devem ser listadas as principais metas a serem alcançadas. A seleção deve destacar as melhorias que farão a organização ter um maior reconhecimento junto ao mercado e aos consumidores.

Para esta iniciativa ter os resultados esperados, a recomendação é ter como foco a qualidade das ações. É inútil mencionar diversos objetivos que não vão proporcionar uma melhor performance à instituição.

2 – Trabalhe com as informações de maneira clara

Sem dúvida, apresentar um direcionamento é muito importante. Mas isso não é o suficiente, porque a estratégia para ser implementada precisa de planos e projetos bem definidos.

Além de conhecer os recursos necessários (humanos, financeiros, tecnológicos e materiais), é necessário definir os resultados esperados, os responsáveis e os prazos para as ações serem finalizadas.

Com estas informações, a execução das atividades poderá ser monitorada devidamente, o que ajuda a evitar erros e a aperfeiçoar o desempenho.

3 – Avalie os pontos fortes e fracos

Um dos passos mais importantes para a montagem do planejamento é a avaliação dos pontos fortes e fracos da instituição, que pode ser feita com a criação da matriz SWOT. Elaborada por um grupo de funcionários e gestores, ela é responsável por mostrar os aspectos que podem ser aperfeiçoados pela organização.

Por exemplo, foi apontada como uma deficiência a dificuldade de negociação com os fornecedores. Neste caso, serão pensadas alternativas para a organização ser mais eficiente ao estabelecer o valor dos contratos.

Na matriz SWOT, também foi destacado que a empresa tem uma boa reputação junto ao público-alvo. Nesta situação, serão analisados os fatores que contribuíram para chegar a este patamar e iniciativas que podem fortalecer o prestígio junto aos consumidores.

4 – Seja realista ao fazer o planejamento estratégico

Com certeza, os objetivos a serem alcançados devem estar alinhados com a realidade da companhia. Não adianta querer lançar um produto novo, caso não haja uma demanda no mercado.

É essencial analisar a estrutura organizacional e os recursos disponíveis (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos) para definir a estratégia e as ações a serem realizadas nos próximos anos. Querer dar um passo maior do que a perna é um erro imperdoável na conjuntura atual.

5 – Incentive a participação dos funcionários

Por questões estruturais, não é possível mobilizar toda a empresa para elaborar as atividades que serão desenvolvidas futuramente. Mesmo assim, é interessante envolver os colaboradores neste processo.

O ideal é que o gerente converse com os funcionários sobre as ações que podem ser feitas na unidade. Também é importante que a organização divulgue pelos meios de comunicação interna como está sendo feita a elaboração da estratégia.

Além disso, é indicado promover um evento para lançar o planejamento estratégico e informar os empregados sobre o andamento das ações previstas. Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse o nosso site. Você também pode baixar um e-book sobre como trabalhar em equipe. Temos conteúdos especiais para você!

Você também pode gostar
-