7 livros sobre embalagens que você precisa ler hoje mesmo!
Uma das melhores formas de conhecer mais sobre um assunto é ler conteúdos e adquirir algumas literaturas a respeito dele. Com embalagens não seria diferente.
É muito importante, para um profissional da área, conhecer mais sobre o assunto por meio dos livros acerca das embalagens.
Assim, no artigo de hoje, apresentaremos 7 exemplos de livros que são indispensáveis na prateleira de empresários e gestores do ramo. Se interessou? Então, acompanhe!
1. “História da Embalagem no Brasil”
Escrito por Carmo Chagas e Pedro Cavalcanti, esse livro apresenta a evolução das indústrias de embalagens, enfatiza como o trabalho delas desenvolveu tecnologias para o setor nacional, assim como aborda todos os seus segmentos — vidro, plástico rígido e flexível, madeira, alumínio, aço e papelão, por exemplo.
Além disso, o livro ainda conta com um capítulo dedicado à reciclagem dos materiais e expõe alguns artistas plásticos, como Aldemir Martins, que trabalharam com as embalagens.
2. “Criação de Embalagens Competitivas”
Escrito por Igor Roberto Collaro e Antonio Celso Collaro, “Criação de Embalagens Competitivas” aborda a utilização estratégica de elementos como formato, cor e tipografia das embalagens, convidando o leitor — produtor e/ou futuro produtor — a adentrar na realidade da produção.
Ele leva essas pessoas a entender que o fracasso de alguns produtos, que geralmente não ultrapassam a vida útil de 2 anos, se deve, justamente, a uma má produção visual, deixando-os com baixa competitividade no mercado.
3. “Administração da Embalagem”
Elaborado por Floriano do Amaral Gurgel, “Administração da Embalagem”, traz a ideia de que todas as pessoas que nunca tiveram contato com o setor de administração da embalagem podem conhecer, de forma introdutória, a maior parte dos temas já familiarizados pelos profissionais experientes da área.
Logo, trata-se de uma obra indicada a estudantes e executivos que lidam com isso no dia a dia da empresa.
4. “Design de Embalagem: 100 Fundamentos de Projetos e Aplicação”
Das autoras Sarah Rocarelli e Candace Ellicott, é um livro que demonstra cada etapa do processo de design de embalagens — bem do início, com a ideia, ao fim, com a parte de marketing — por meio de informações práticas e exemplos úteis.
É um guia completo que engloba os desafios do design com criatividade, desenvoltura e — sempre — praticidade.
5. “Embalagens: Design, Materiais, Processos, Máquinas e Sustentabilidade”
Essa obra do Instituto de Embalagens tem o objetivo de trazer novas informações aos profissionais da área com dados sobre sua história, números do mercado, desenhos, sobre suas direções mais recentes, legislação e logística reversa, por exemplo.
O livro traz, também, o fluxo completo da embalagem, desde a concepção ao descarte responsável.
6. “Guia de Embalagens para Produtos Orgânicos”
Também do Instituto de Embalagens, esse livro aborda o quão importante é produzir embalagens adequadas e amigáveis ao meio ambiente para produtos orgânicos.
Ele tem como propósito mostrar esse lado — que vem crescendo muito em importância — aos fabricantes de produtos orgânicos, já que ter embalagens assim valoriza todo pensamento por trás do conceito saudável e ecologicamente responsável de artigos naturais.
7. “Design de Embalagem: Curso Básico”
Escrito por Fabio Mestriner, “Design de Embalagem: Curso Básico” traz para o leitor brasileiro, de forma didática, toda a metodologia do design de embalagem.
Ele aborda o passo a passo para desenhar embalagens, com exercícios e algumas referências, levando o leitor a entender como cada detalhe é importante, além de possibilitar quem gosta mesmo do assunto a dar sequência ao estudo.
Depois de saber quais livros sobre embalagens são importantes ler, é hora de começar a aplicar alguns dos ensinamentos, neles contidos, em sua empresa. Isso pode ser de grande valia para o desenvolvimento do seu negócio.
Se gostou do artigo de hoje, deixe um comentário nos contando quais livros já leu, quais estão na sua lista e o que já aprendeu com cada um! Nós vamos adorar essa troca de ideias!