6 dicas de ouro para uma boa gestão de pessoas
A gestão de pessoas é um fator estratégico nas organizações. Se, há alguns anos, bastava contratar e encaixar funcionários em diferentes funções mediante o perfil de cada um, atualmente se sabe que é preciso bem mais que isso: a enorme competitividade e as condições adversas do mercado exigem que os líderes se preocupem com o bem-estar de seus colaboradores, mantendo-os motivados e dispostos a assumir compromissos de longo prazo com a empresa.
Os gestores são a chave para colocar esse processo em marcha e garantir que todos os envolvidos estejam dispostos a dar o melhor em favor das metas traçadas na organização. Quando as pessoas entendem que são importantes e que seu desempenho refletirá diretamente em oportunidades de ganho e crescimento pessoal, elas se sentem muito mais inclinadas a aprimorar suas competências e a tornarem-se profissionais cada dia melhores.
No post de hoje, vamos conhecer seis abordagens que todo líder deve adotar para realizar uma gestão de pessoas eficiente, capaz de estabelecer um ambiente de trabalho agradável e produtivo. Acompanhe!
1. Conheça a fundo a sua equipe
Quando o líder é consciente dos pontos fortes e das lacunas de seus colaboradores, ele fica muito mais à vontade para delegar tarefas de acordo com a capacidade e o conhecimento técnico de cada pessoa. Procure conversar com todos na equipe, para que, a cada dia, você saiba mais sobre cada um — seus interesses, expectativas e objetivos de vida e carreira.
2. Seja um líder presente e acessível aos colaboradores
Muitos colaboradores se sentem a quilômetros de distância do gestor, embora ele esteja na sala ao lado. Portanto, não seja um líder ausente! Ouça a opinião das pessoas, debata as soluções propostas e, principalmente, não seja omisso durante situações de crise.
3. Garanta que todos tenham um senso de propósito
Motivação e objetivos são inseparáveis. Equipes que não sabem para onde a empresa vai ou qual é o sentido daquilo que estão fazendo perdem rapidamente o interesse no trabalho, mesmo que tentem disfarçar. Então, procure incutir nos colaboradores a consciência de que cada indivíduo conta para a realização das metas estabelecidas.
4. Pratique o empoderamento
Saiba delegar. Confie em seus colaboradores e eles se sentirão capazes de assumir grandes responsabilidades. Ao lado disso, premie aqueles que corresponderem à sua confiança e alcançarem resultados expressivos, pois essa é uma mensagem importante para todos os outros.
5. Discuta sempre os resultados de cada projeto
É dever de todo líder fazer com que todos os envolvidos entendam e aprimorem as estratégias que deram certo. Ao mesmo tempo, é ainda mais importante falar sobre aquilo que não funcionou. Sem feedback contínuo, os colaboradores se sentirão desorientados e terão que tirar conclusões por conta própria, o que nem sempre é uma boa alternativa.
6. Reserve tempo para celebrar conquistas
A gestão de pessoas não é estratégica apenas para lidar com problemas, mas também para comemorar metas e resultados. Sendo assim, celebrações são rituais poderosos para reforçar laços, ampliar a sintonia da equipe e fazer com que os colaboradores se sintam valorizados. Garanta que todos possam participar dos momentos de conquista da organização, deixando claro que o trabalho de cada um faz diferença.
O que achou das nossas dicas? Possui outras ideias sobre a gestão de pessoas? Deixe um comentário neste post e compartilhe a sua opinião!