4 técnicas de negociação com fornecedores que você precisa conhecer

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A importância de uma boa relação com os fornecedores é inegável, uma vez que são eles que garantem o estoque de suprimentos e insumos da empresa para que esta possa funcionar de forma plena e eficiente.

Contudo, nem sempre essa relação se desenvolve de maneira satisfatória para a companhia, gerando muitos transtornos e aborrecimentos.

Para que esse aspecto do empreendimento possa ser otimizado, e as tratativas com os fornecedores possam ser mais convenientes, listamos 4 técnicas de negociação com os fornecedores que você precisa conhecer!

1- Defina uma estratégia

Antes de uma reunião para estabelecer prazos, datas e preços com os fornecedores, é imprescindível que o empreendedor se prepare adequadamente para a ocasião.

Para estar preparado e lançar mão de boas técnicas de negociação é aconselhável ficar a par da necessidade real da empresa no que se refere à quantidade de insumos e aos limites para barganhar prazos e definir datas. Além disso, é preciso ter total conhecimento orçamentário para saber até onde é possível arcar com os custos do processo de compras.

Com a noção exata dessas questões fica mais fácil argumentar com os fornecedores e fechar acordos que sejam de fato proveitosos para a empresa, sem prejudicar os planos e metas de crescimento e produção.

2- Desenvolva um relacionamento

É fundamental reconhecer a importância do fornecedor em todo o processo operacional da empresa e, a partir daí, estabelecer estratégias para que essa etapa possa fluir de maneira a beneficiar ambas as partes.

Desenvolver um relacionamento com os fornecedores significa reconhecer a importância deles, fazendo com que se sintam valorizados. Para tanto, recomenda-se fazer reuniões para ajustar objetivos comuns e buscar sempre fechar acordos baseados em uma parceria duradoura, com contratos de longo prazo. Assim, eles se sentirão seguros e estimulados quanto ao futuro do negócio.

Quanto mais os fornecedores se sentirem parceiros da empresa, melhor será o relacionamento e os acordos firmados entre as partes.

3- Compre mais

Uma das maneiras mais comuns de conseguir melhores preços na hora da compra é investir em quantidades maiores e, com isso, obter descontos significativos.

Contudo, para que a gestão de compras possa de fato ser considerada como uma boa técnica de negociação com fornecedores, é indicado que o empreendedor verifique antecipadamente determinados aspectos relevantes. Por exemplo: se o caixa da empresa é capaz de absorver um investimento maior, e também se há condições de armazenar com segurança os insumos adquiridos em maior quantidade.

De nada adiantará comprar em maior quantidade e consequentemente conseguir melhores preços se os itens comprados não puderem ser estocados de forma adequada, garantindo a qualidade e validade dos produtos quando estes forem comercializados e entregues ao consumidor.

4- Pague à vista

O pagamento à vista, sem dúvida alguma, é uma das técnicas de negociação mais utilizada. Afinal, em meio ao cenário de instabilidade política e econômica recentes, pagar nesse formato constitui uma estratégia extremamente interessante na hora das transações comerciais.

Contudo, não vale utilizar esse recurso para todas as situações com fornecedores, pois, para fechar um pagamento à vista, é melhor fazê-lo no caso de compras de itens já conhecidos e com saída garantida do estoque.

Não invista em um pagamento à vista se a compra for de produtos novos e sem reconhecimento do seu público-alvo, já que, nessa hipótese, o risco de um estoque cheio e sem rotatividade aumenta consideravelmente. Um controle de produção, aliado ao monitoramento do estoque, evitará que erros como esse aconteçam.

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