3 formas estratégicas de usar embalagens na indústria de alimentos
É um verdadeiro desafio desenvolver embalagens inovadoras na indústria de alimentos. Elas devem atender às necessidades dos consumidores indo além da maneira convencional.
Coordenadores de grandes fábricas já estão empenhados em utilizar a rotulagem estrategicamente para alcançar os seus objetivos no mercado.
Identificou-se com esse problema? Então, confira as três maiores novidades do ramo para a sua empresa. Não perca a chance de ficar por dentro do assunto!
Conheça a importância das embalagens na indústria de alimentos
Resumidamente, as embalagens são utilizadas para preservar a integridade dos produtos alimentícios, além de desempenharem papel crucial durante a distribuição deles e garantirem o seu prazo de validade. Essas questões estão diretamente ligadas à preocupação com a saúde pública, pois são as embalagens que garantem a qualidade nutricional dos ingredientes.
Um bom invólucro pode ser desenvolvido de modo a interagir com todas as estruturas de logística: acondicionamento, manuseio e transporte. Dessa maneira, você colabora para a redução de custos, tempo de entrega e prejuízos relacionados às perdas de produto.
Muito além do que foi mencionado, essa parte da cadeia de produção é um fator crucial para o sucesso do seu empreendimento durante as vendas, sendo, na realidade, a estrutura responsável pela comunicação entre a sua marca e os seus clientes.
Essa comunicação está diretamente conectada ao marketing e muitas vezes consegue ir além dele. Os rótulos devem informar o consumidor utilizando diferentes simbologias feitas por meio de impressões coloridas, o que ajuda o fabricante a apresentar dados necessários sobre a sua marca e o próprio produto.
Aprenda as três maiores estratégias para embalagens de alimentos
Agora que você sabe da importância de embalar corretamente o seu produto, confira as nossas dicas sobre as três grandes estratégias para embalagens da indústria de alimentos. Leia até o final!
1. Desenvolva bem o layout para destaque em gôndolas
Nesse ponto, o que estamos querendo propor é que você leve em consideração a função da embalagem de atrair e chamar a atenção do consumidor. Destacando essa característica, agrega-se um grande valor ao produto comercializado. Caso um rótulo consiga mostrar às pessoas que o produto é uma novidade no mercado, apresentando informações relevantes ou algum tipo de aditivo diferenciado, ele será mais valioso.
No momento de desenvolver uma embalagem que possa colaborar para a eficiência dos processos de produção, além de amenizar os custos e prazos, é de grande importância analisar bem o produto e o público-alvo.
Deve haver ciência de que é necessário acondicionar os alimentos corretamente nos invólucros específicos para cada produto e que unir esse conhecimento às necessidades de consumo dos clientes possibilita a produção de uma embalagem inteligente.
Outra questão que merece ser destacada é o planejamento da dimensão de cada pacote. É preciso estabelecer um balanço entre a quantidade de alimento que você quer ofertar em cada artigo e o espaço que ele ocupa na prateleira e no transporte.
2. Pense em embalagens sustentáveis
Diversas empresas de peso no cenário mundial estão constantemente preocupadas em estabelecer a sustentabilidade como filosofia empresarial. Caso você seja coordenador de alguma indústria, fique atento aos benefícios de utilizar embalagens sustentáveis para embalar os seus produtos, elas ajudam a preservar o meio ambiente e fortificam a imagem da empresa diante do público
O nosso mundo está carente de pessoas e organizações que respeitam a natureza, concorda? Estamos aqui para fazer a diferença e preservar o planeta, deixando para as próximas gerações o necessário para que elas se estabeleçam de forma sadia.
3. Aplique um conceito inovador no projeto gráfico
Comentamos anteriormente a relação entre embalagem e marketing. Leve essa questão a sério! Quando o projeto gráfico é bem-feito, é possível relacionar o pacote a estratégias de mercado para aumentar as suas vendas.
Você deve desenvolver as embalagens deixando o produto com a cara que deseja. Esse processo deve passar pelo estudo, já citado, do público-alvo, que extrairá informações preciosas sobre as necessidades dos consumidores e os seus anseios de vida, levando em conta idade, sexo, profissão, nível social, entre outros. Para exemplificar, pense no seguinte: embalagens delicadas remetem a produtos de maior requinte, já as mais simples podem sugerir produtos que trazem praticidade ao dia a dia.
Desenvolver rótulos mais elegantes pode ajudar a criar artigos de edições especiais, agregando valor por meio da escassez de unidades disponíveis e do tempo reduzido da oferta. É certo que esse tipo de estratégia instiga os seus clientes a comprarem e colecionarem pacotes únicos.
De outro lado, as opções práticas e dinâmicas induzem o consumo instantâneo. A venda de chocolates e doces em potes, na forma de bolo ou brigadeiro, deve vir acompanhada de colher. Assim, as pessoas podem consumir o produto imediatamente.
Todas essas maneiras de pensar em projeto gráfico sofisticado, que atende ao público-alvo e às necessidades dos consumidores, ajuda a fidelizar os seus clientes, pois esse tipo de estratégia acaba sendo personalizada e permite suprir as vontades de cada pessoa.
Escolha corretamente o fornecedor das suas embalagens
Selecionar corretamente os fornecedores é uma etapa crucial em qualquer negócio e isso não seria diferente para as suas embalagens. A maneira mais simples de realizar esse processo é buscar na internet, uma vez que lá sempre encontramos as mais variadas opções de negócio. Outro modo é conversar com as pessoas que já trabalham no ramo em que você atua, ou seja, é importante participar de feiras e procurar indicações na sua região.
Crie uma planilha e mantenha uma boa base de dados relacionada aos seus fornecedores, tanto daqueles que você já conhece quanto daqueles que são potenciais parceiros. Esse método ajudará a fazer escolhas inteligentes, possibilitando que o processo seja mais rápido e eficiente.
É importante analisar os principais fatores que influenciam na hora dessa escolha, como a qualidade do serviço, a localização da empresa, a confiança que você deposita nessas pessoas, o pós-venda oferecido e também o preço dos insumos. Dessa maneira, é possível conseguir bons parceiros de negócio.
Neste artigo, você aprendeu as três principais estratégias para desenvolver embalagens na indústria de alimentos. Lembre-se de acompanhar as novidades do mercado para criar pacotes inovadores. O seu sucesso depende de estar sempre atualizado!
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