Vantagens e desvantagens dos filmes laminados com alumínio
As embalagens flexíveis são utilizadas de diversas formas e combinações, como também para diferentes aplicações, tanto em indústrias alimentícias, como farmacêuticas, químicas, entre outras. Nesses diferentes ramos industriais, é possível encontrar muitas embalagens com alumínio, entre elas, o filme laminado.
O filme laminado com a folha de alumínio é bastante utilizado na área de alimentos, onde é visto em saches de café, sacos de erva-mate, tampas de iogurte, sacos de sementes… ou seja, normalmente onde há necessidade de altas barreiras.
Diante disso, destacamos as vantagens e desvantagens dos filmes laminados com a folha de alumínio.
Lembrando que, há os filmes laminados metalizados, onde também possui alumínio, no entanto, é o “vapor” de alumínio que adere em uma superfície de filme como PET, BOPP; e os filmes laminados com a folha de alumínio, na qual, uma folha de alumínio é unida com outros filmes plásticos, como PET, PE.
Vantagens
- Os filmes laminados com alumínio são os que possuem as barreiras mais altas, ao comparar-se com os demais filmes flexíveis e outras combinações de estruturas.
- Barreiras à luz, vapor de água, gases e aromas, são algumas das oferecidas pelo alumínio, garantindo uma maior vida útil ao alimento, e preservação das qualidades naturais do mesmo. É também impermeável à gordura.
- É utilizado bastante em embalagens à vácuo, devido ao boa barreira.
- É resistente à temperatura, podendo ser embalado produtos congelados ou quentes.
- As embalagens produzidas com a folha de alumínio são atrativas e com brilho, o que chama atenção dos consumidores finais.
- Facilita a abertura de embalagens quando as mesmas são abertas através de rasgos programados.
Desvantagens
- Alto custo: apesar de todos os benefícios em questões de barreiras, o alumínio tem um custo elevado, aumentando assim, o custo do produto final. Devido a isso, muitas empresas optam por um filme metalizado.
- Reciclagem: Na forma de filme laminado, a reciclagem do alumínio ainda é um ponto crítico de sua utilização, já que a separação das camadas é um pouco mais difícil, mas mesmo assim, já há várias alternativas.
- Microfuros: pode ocorrer microfuros originados na fábrica ou pelo próprio manuseio, desta forma, as barreiras podem ser afetadas.
Gostou do nosso post? Para conversar com nossos consultores acesse o link Falar com Consultor!
e-Book: Saiba como o design de embalagens pode ajudar no processo de vendas e marketing.