Trade marketing e a sua relação com a embalagem
Considerado uma das partes fundamentais de inúmeras empresas, o trade marketing ainda é um verdadeiro mistério para alguns profissionais, que muitas vezes não entendem exatamente como funcionam todas as atividades e qual é a sua real importância para aumento das vendas.
E esse entendimento se complica ainda mais quando dizemos que as embalagens estão diretamente relacionadas às estratégias de trade marketing. Isso faz com que muitas companhias percam oportunidades e não desenvolvam um planejamento tão eficaz quanto esperado.
De fato, o trade marketing não seria completo se não considerássemos as embalagens como um elemento fundamental nos pontos de vendas. Então, quer entender melhor como essa relação funciona? Confira este post que preparamos para tirar todas as suas dúvidas!
O que é trade marketing?
O trade marketing contempla uma série de atividades e ações que têm como foco principal os canais de distribuição de um determinado produto. Suas estratégias variam muito de acordo com a empresa, o segmento e canais específicos de varejo e atacado.
De forma resumida, trata-se de todo o trabalho que envolve marcas, pontos de vendas e consumidores.
Como muitas pessoas decidem pela compra quando estão em determinado lugar, o espaço em que os produtos estão, a sua disposição na gôndola, a forma como o seu preço é apresentado e, também, as embalagens podem fazer toda a diferença.
Se tudo isso estiver alinhado, trabalhado de acordo com as preferências do público-alvo e dos objetivos das empresas, as chances de venda serão bem grandes.
Além disso, em um mercado extremamente competitivo, os departamentos de trade marketing devem ser capazes de negociar com os distribuidores, a fim de encontrar as melhores formas de apresentar os produtos aos seus clientes. Tudo isso precisa ser feito com muita pesquisa, testes e análises.
E qual é a sua relação com as embalagens?
Como dissemos, as embalagens são fundamentais em uma estratégia de trade marketing eficiente.
Segundo a ABRE — Associação Brasileira de Embalagem — as companhias que investiram nesse quesito tiveram aumentos consideráveis de venda. E isso é facilmente explicado pelo fato de que as pessoas são atraídas e diretamente impactadas pelas embalagens nos pontos de venda.
Em outras palavras, tão importante quanto ter a função de proteger e armazenar os produtos, as embalagens podem ser responsáveis pelo aumento da receita de uma empresa. E, para isso, uma série de fatores devem ser levados em consideração, como o design, as cores, a praticidade etc.
Ficou interessado e quer algumas dicas para não pecar na embalagem durante o seu planejamento de trade marketing? Então, vejamos esta lista que preparamos para você:
Faça pesquisas com o público
Não existe fórmula secreta para saber qual embalagem fará mais sucesso com o seu público-alvo. Para acertar, é necessário entender perfeitamente o perfil, os hábitos e as preferências dos seus consumidores.
É por isso que, antes de criar uma nova roupagem para os produtos, muitas empresas fazem pesquisas de marketing com os seus clientes.
Essas pesquisas são fundamentais principalmente em períodos em que há baixa nas vendas. Dessa forma, é possível detectar e ajustar falhas nas embalagens atuais, ou até reformular toda a identidade visual.
Faça embalagens práticas e sustentáveis
Com a rotina cada vez mais corrida e o aumento da preocupação com as questões ambientais, as pessoas buscam por embalagens que ofereçam praticidade, mas causando menos impactos na natureza. Além disso, todas as informações do produto devem estar dispostas de forma clara, e de um jeito fácil de encontrar.
Uma boa alternativa quanto a isso é desenvolver embalagens que tenham utilidade após o uso do produto, como um suquinho que se transforma em brinquedo para as crianças, um copo de extrato de tomate que pode ser guardado, e por aí vai. Outra solução é desenvolver embalagens recicláveis.
Siga todas as normas
Seguir as regras previstas por lei é uma forma não apenas de garantir a integridade dos produtos, mas também de transmitir credibilidade e confiança aos consumidores. Informações nutricionais, quantidade de calorias, instruções de uso, entre outras informações relevantes, precisam constar nas embalagens para evitar multas e possíveis punições.
Portanto, é importante ficar atento às mudanças e atualizações nas normas, pois cada segmento de produto tem suas próprias especificações. Assim você garante a efetividade da sua estratégia de trade marketing e mantém os seus consumidores sempre bem informados.
Invista em embalagens promocionais
Para não caírem no esquecimento e se manterem sempre competitivas, as embalagens não podem ficar estagnadas. Elas precisam mudar com uma certa frequência — nem que seja temporariamente — para acompanhar novas tendências e hábitos dos consumidores ou mesmo para divulgar promoções.
Quando lançam alguma mecânica promocional ou comemoram uma data importante, muitas companhias criam embalagens especiais e personalizadas, incluindo até cupons promocionais. Essas embalagens fazem muito sucesso, e contribuem para reforçar a mensagem e chamar a atenção do público nos pontos de venda.
Analise os concorrentes
Para se destacar no ponto de venda e elaborar um bom planejamento de trade marketing, também é preciso analisar as embalagens e estratégias adotadas pelos concorrentes. Cores, design, fonte e qualquer outra mudança deve ser mapeada pela sua empresa, para se entender o comportamento da concorrência.
Essa pesquisa contribuirá, inclusive, para descobrir tendências, erros que não devem ser repetidos, mudanças de hábitos dos consumidores e muito mais. Além disso, garantirá que você não crie uma embalagem igual ou parecida com os principais players do mercado.
Escolha uma parceira especializada em embalagens
Aqui vai a última dica para você, que deseja ter uma excelente estratégia de trade marketing: torne-se parceiro de uma empresa especializada em embalagens. Essas companhias geralmente já têm grande experiência no mercado, e sabem quais são as melhores soluções para cada segmento.
Ainda assim, você precisa escolher um parceiro que seja reconhecido pelo mercado, tenha flexibilidade e leve inovação ao seu negócio. Dessa maneira, as chances de sucesso do seu produto nos pontos de venda serão bem maiores, e, certamente, o seu faturamento vai subir!
Bom, como vimos, as embalagens estão diretamente atreladas às atividades de trade marketing, uma vez que são um dos principais fatores de decisão de compra. Muito além da sua função de proteção e conservação de alimentos e outros produtos, elas são ótimas ferramentas de marketing, e merecem a devida atenção de todas as companhias.
Então, gostou destas dicas? Conseguiu entender essa importante relação das embalagens com o trade marketing? Agora, aproveite para entrar em contato com a Sulprint! Temos excelentes soluções em embalagem para o seu negócio.