Cálculo de rendimento para embalagens flexíveis

Tempo de leitura: 1 minuto

Com a tendência cada vez maior na redução de estoques, onde a eficiência na sua administração poderá criar uma vantagem competitiva perante os concorrentes, o cálculo de rendimento de uma embalagem flexível é imprescindível para um bom controle.

Mas como calcular o rendimento de embalagens flexíveis?

Para as empresas que recebem as mesmas em bobinas, para posteriormente formatá-las e realizar o envase do produto simultaneamente, esse cálculo é baseado nas dimensões dos filmes comprados.

Assim, os dados necessários para o cálculo são:

Largura do filme

Passo/ Altura (distância do início de uma fotocélula até o início da outra)

Gramatura Total

Para exemplificar, ao termos um filme de biscoitos, onde a largura final é 37cm, altura 33cm e gramatura total 40 g/m² (0,0040 g/cm), é necessário multiplicar todos os dados, que obtém-se o peso de uma embalagem/saco.

37cm X 33cm X 0,0040g/cm = 4,884g por pacote.

Assim, caso a produção seja de 10.000 pacotes de biscoitos, serão necessários 48,840Kg.

O cálculo inverso também é importante. Se temos uma bobina de 25Kg, quantos pacotes conseguiremos produzir?

Neste caso, basta dividir 25.000g (25Kg) pelo peso de uma embalagem, 4,884g, ou seja, renderia 5.118 pacotes.

Se o pacote vier formatado do seu fornecedor, nas dimensões desejadas, é mais simples ainda estabelecer o rendimento, pois somente pesando a embalagem, é possível multiplicar pela quantidade de embalagem necessária e verificar em Kg, o peso que precisa ser comprado.

Ressaltando que, dentro deste cálculo, faz-se necessário trabalhar sempre com uma margem de tolerância para mais (de 5 a 10 %), a fim de garantir que a compra seja suficiente para a produção, pois o peso de um pacote pode variar. A variação pode ser causada tanto pelas dimensões do corte, como também pela gramatura do material, devido a isso, os fornecedores informam em suas fichas técnicas, a tolerância variável de processo que pode ocorrer, além disso, deve ser previsto a quantidade necessária de embalagem para realizar o setup da máquina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *