Quais habilidades um bom gerente de compras deve ter? Confira!

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Fazer compras favoráveis para a companhia é uma tarefa de responsabilidade do gerente de compras e de sua equipe. E é nas mãos desses profissionais que está a possibilidade de reduzir os custos de aquisição de produtos para a organização.

No entanto, para se destacar nessa área de atuação, algumas habilidades-chave são essenciais. Quer saber quais são elas? Então, você está no post certo!

A seguir, você vai conhecer algumas das principais características que um gerente de compras de sucesso deve ter, além de entender por que elas são essenciais para a carreira. Confira!

Organização

Capacidade de planejamento é essencial para o gestor de compras. Só assim ele vai conseguir delegar tarefas de forma eficiente, manter a documentação em ordem e criar uma rotina de trabalho produtiva para concluir os trabalhos satisfatoriamente.

Bons contatos e bom relacionamento

Ter bons contatos profissionais ajuda o gerente de compras a atingir as metas da companhia. Além disso, é crucial que ele saiba trabalhar em equipe, já que vai interagir com diversas outras áreas da empresa. Para isso, ele deve dialogar com todos ao seu redor de forma eficiente quando precisar de apoio.

Conhecimento e experiência

Conhecimento e experiência em negócios para que o gerente de compras consiga alinhar seus métodos de negociação às metas da empresa para tomar as melhores decisões e, assim, atingir os objetivos da organização.

Negociação

Esta é uma atividade bastante recorrente na rotina do gestor de compras. Por isso, é preciso que o profissional esteja sempre preparado para negociar com confiança e conhecimento sobre os fornecedores, a concorrência e os objetivos da companhia nesse processo.

Ética

Atuar com ética significa informar, de forma clara e objetiva, as fases de seu processo de cotação, suas expectativas em relação aos fornecedores, bem como oferecer feedback para as empresas e manter as regras definidas durante todo o processo de negociação. É uma postura indispensável não só para o gerente de compras, mas para toda a equipe.

Perseverança e persuasão

O gerente de compras deve ser persistente para atingir os seus objetivos, que podem ser redução de custos, aumento da eficiência nas transações realizadas e padrões de compra adequados.

Sua meta é agilizar o processo de compras, mas, durante o processo, podem surgir situações de desacordo e ele deve ser capaz de persuadir e convencer com dados claros que comprovem seus argumentos. É importante, ainda, que a negociação seja natural e amistosa, para que todos atuem em harmonia.

Atualização constante

As atualizações do mercado devem ser acompanhadas de perto pelo gestor de compras e, para isso, é fundamental que ele participe de feiras e outros eventos. Assim, ele pode levar as novidades e as tendências do mercado para o ambiente corporativo.

Uma vez que vender produtos de qualidade é o que garante a satisfação e a fidelidade do cliente, vale observar, ainda, a importância de escolher bons fornecedores e de investir em embalagens que se destaquem nas prateleiras, ajudando na conquista do consumidor e transformando a mercadoria em um item único.

E você, está preparado para aplicar essas habilidades de um bom gerente de compras na sua empresa? Quer mais informações sobre onde encontrar as melhores embalagens para destacar ainda mais os seus produtos? Então, entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudá-lo nessa missão.

Powered by Rock Convert