Decisão de compra do cliente: como as embalagens influenciam?

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A decisão de compra do consumidor moderno não se baseia somente no preço de um produto. Na verdade, as pessoas preferem consumir marcas com as quais identificam, que podem fazer parte do seu dia a dia e da sua vida. Por isso é tão importante conhecer e entender seu público, a fim de entregar os produtos corretos para ele.

Sabia que a embalagem também tem um impacto direto nessa decisão? Isso significa que você pode atrair e fidelizar clientes a partir da maneira como entrega seus produtos. Quer entender por quê? Basta continuar a leitura, pois vamos mostrar como boas embalagens podem estimular o cliente a escolher sua marca em vez da concorrência.

Personalização com os interesses das pessoas

Na introdução, falamos da importância de conhecer e entender seu público para entregar aquilo que ele procura e deseja. A embalagem também entra nessa história, já que ela pode ser personalizada de acordo com o interesse das pessoas que compram de você.

Podemos acrescentar diferentes informações, além daquelas obrigatórias, como a composição química ou a tabela nutricional. Você pode incrementar a embalagem com outros dados e informações que ajudem a ressaltar a qualidade do seu produto, conforme aquilo que seu público quer obter quando faz a compra.

Identificação com a marca e o produto

Vale lembrar também que a embalagem é uma forma de comunicação e expressão com as pessoas. Sendo assim, tem um grande poder de influência na decisão de compra. Se transmitir a mensagem correta, vai gerar a identificação do cliente com o produto e com a marca.

Isso acontece, por exemplo, em função das cores utilizadas, das imagens, do logotipo da empresa, de frases ou mensagens acrescentadas, e assim por diante. É fundamental falar a língua do consumidor para que ele entenda que aquele produto foi feito para ele.

Maior valor agregado para o produto

A embalagem é a roupa que seu produto veste, e o consumidor vai julgar a qualidade do item pela maneira como ele foi embalado. Portanto, a escolha correta da embalagem gera um valor agregado maior para aquilo que o negócio oferece.

Quando aumentamos o valor percebido pelo cliente, essa ação tem um peso significativo na decisão de compra dele. Uma embalagem com um belo design e layout tende a ser mais atrativa do que algo genérico ou simples demais.

Atendimento de expectativas e necessidades

O público-alvo de cada empresa tem suas próprias expectativas e necessidades na hora de escolher os produtos que vai comprar. Existem aqueles que prezam, por exemplo, a segurança do que adquirem, os que consideram o fator conservação, a praticidade na hora do uso e até mesmo a sustentabilidade agregada ao produto vendido.

Tudo isso são características que também pertencem à embalagem. Logo, mais uma vez, vemos a importância de entender o público-alvo e o que ele deseja. Assim, você pode trabalhar com embalagens alinhadas a essas expectativas, agregando ainda mais valor para seus produtos e tornando-os a preferência do cliente.

Melhor experiência de compra

Todos esses aspectos que citamos influenciam a decisão de compra porque melhoram a experiência do consumidor. Além deles, isso acontece em função da beleza da embalagem e das belas fotografias que ela pode render.

Afinal, as pessoas gostam de compartilhar situações corriqueiras nas redes sociais, Elas se encantam pelo instagramável, que rende curtidas e comentários. Uma bela embalagem gera esse impacto. Então, você eleva o status do seu consumidor, o que também ajuda a fidelizá-lo. Sem falar que atrai mais clientes em busca da mesma experiência positiva.

Temos certeza de que, a partir dessas informações, você verá as embalagens dos seus produtos com outros olhos. Considere que elas podem ser utilizadas como uma estratégia e fazer com que a decisão de compra do consumidor seja sempre voltada para a sua marca.

Já que você quer atrair mais olhares para seus produtos, aproveite para conferir como ganhar o coração do cliente com uma boa estratégia de branding.

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