Conheça 9 tendências de sucesso aplicadas no design de embalagens

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  • Boa parte dos consumidores acaba deixando para escolher a marca do produto que vai levar para casa já no ponto de venda — o famoso PDV. Há muitas razões para isso acontecer, porém não dá para negar a influência do preço, da qualidade e, claro, do design de embalagens. Por conta disso, notamos um movimento de algumas marcas, que têm investido cada vez mais na qualificação dos rótulos, no design, além da teoria sobre a inovação das embalagens para vender mais.

    De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 3 em cada 4 empresas que investiram recentemente em design de embalagens registraram aumento de vendas. Para melhorar ainda mais, 41% dessas companhias também reduziram os seus custos.

    Neste artigo, vamos mostrar que é possível entrar para esse time de empresas que têm investido em qualidade e criatividade como forma de aumentar suas vendas. Continue acompanhando a leitura para conhecer 9 tendências que já estão dando certo no mercado!

    1. Simplicidade

    As coisas simples nunca saem de moda. Nesse sentido, dependendo do seu produto, o melhor caminho é investir na simplicidade ir direto ao ponto: economizar nas informações para que elas atinjam em cheio quem você está querendo.

    Para se ter uma ideia, um laboratório decidiu optar pela simplicidade nos rótulos de seus remédios e escreveu “eu tenho tosse” ou “eu tenho febre” para vender antigripais e antitérmicos, respectivamente. Afinal, nada pior do que chegar em uma farmácia e lidar com termos técnicos dos medicamentos, não é mesmo?

    Então, tenha em mente que quando o assunto é o design de embalagens, pode ser que a escolha certa seja investir naquilo que é simples!

    2. Tipografias diferentes

    Aproveitando que falamos da simplicidade, há empresas que preferem investir em um design de embalagens mais minimalista. Caso essa seja a sua escolha, uma sugestão que combina muito bem é usar a tipografia como elemento que vai chamar a atenção.

    Desse modo, é possível utilizar a criatividade, diferenciar o formato das palavras para chamarem a atenção do consumidor. Aliás, é possível fazer qualquer combinação que seja válida para realçar esse elemento da embalagem.

    3. Formas geométricas

    Uma tendência, que também não sai de moda quando falamos de design de embalagens, são as formas geométricas. Coloridas ou em preto e branco, essas embalagens que exploram a geometria atraem a atenção de quem passa pela gôndola do supermercado, despertando a vontade do consumidor em pelo menos observá-la.

    Podemos citar como exemplo os perfumes em vidros hexagonais, caixas que, se colocadas uma ao lado da outra, formam desenhos como em um quebra-cabeça e mesmo rótulos que exploram as formas, entre outros.

    Trabalhar dessa maneira faz com que deixem de ser simples produtos, podendo se tornar até mesmo peças decorativas para um ambiente da casa.

    4. Embalagens com textura

    Em termos de design de embalagens, as que contêm textura são excelentes para criar uma experiência sensorial diferente para o consumidor. Por isso, nunca deixarão de ser uma tendência.

    Na prática, é um meio mais do que eficiente para engajar os sentidos do usuário, trazendo um resultado muito bom em relação à adesão de compras. Esse tipo de tendência combina bem com o setor alimentício, visto que é possível investir em embalagens que podem trazer a textura real do produto.

    Pode parecer apenas um detalhe, mas é algo a mais para chamar a atenção do consumidor para o seu produto.

    5. Rótulos desenhados à mão

    Uma boa estratégia de design de embalagens é focar na personalização de um produto para atrair mais clientes que querem se sentir especiais. Isso pode ser feito com desenhos feitos a mão.

    Obviamente, é preciso ter certo cuidado, visto que os desenhos devem “casar” com o produto que fica dentro da embalagem. Dessa forma, não há nenhuma quebra de expectativas por parte do consumidor.

    6. Uso de tons pastéis

    Utilizar embalagens em tons pastéis também é uma ótima maneira de inovar em seu design. Se o seu produto tem o objetivo de trazer mais leveza e calmaria para o consumidor, essa pode ser a aposta certa!

    Pode não parecer, mas os tons pastéis trazem uma sensação acolhedora para o produto, levando a proposta para que o cliente consiga aproveitar a experiência de compra de forma calma.

    7. Estilo retrô

    Essa é uma tendência que ganhou bastante força nos últimos tempos. Não só os consumidores passaram a procurar, como as marcas começaram a oferecer produtos cuja embalagem remete às peças de propaganda das décadas de 1940 e 1950, por exemplo.

    Muitas empresas de cosméticos têm se adequado a um lettering adotado durante esse período, além de cores e funcionalidades dos produtos que eram usados na época dos nossos avós. Estilos como o pin-up e o vintage estão em alta e são referência em design de embalagens.

    8. Embalagens com narrativa

    Outra tendência em design de embalagens é trazer a narrativa para o seu contexto, ou seja, encontrar um modo de contar uma história. Muitos olham isso como um detalhe desnecessário, mas é uma ótima maneira de transmitir emoções aos consumidores.

    Quando isso acontece, sem dúvida alguma, aumenta a conexão entre eles e a marca. Fazer isso não é muito difícil: basta utilizar ilustrações, fotos e outros elementos que passam uma mensagem maior do que somente fazer a propaganda do produto.

    9. Embalagens que duram

    Foi-se o tempo em que as embalagens tinham a função apenas de proteger o produto no transporte do supermercado até a sua casa. Isso mudou, basicamente, por conta de alguns fatores. Um deles está na questão ambiental.

    Diversas marcas têm procurado vincular seus valores ao compromisso com a sustentabilidade. Por conta disso, mudaram o conceito de embalagens descartáveis (que se tornavam lixo logo que chegavam na casa do consumidor) para embalagens duráveis.

    A partir daí, surgiu outro fator importante: já que as embalagens deveriam durar mais, elas também poderiam ser mais atrativas para fazer parte da decoração das casas dos consumidores. Ou seja, o design de embalagens também tem a ver com a sua durabilidade.

    Deu para notar que existem muitas tendências de sucesso aplicadas no design de embalagens. Então, veja com qual delas o seu produto combina mais e comece a traçar uma estratégia sobre isso agora mesmo.

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