Como ser um bom gestor de compras?
O papel do gestor de compras é essencial no bom funcionamento da cadeia de suprimentos de uma empresa. Ele é responsável por suprir as necessidades de materiais e prever demandas com precisão.
No desempenho dessa função, o profissional é capaz de obter condições diferenciadas junto aos fornecedores, resultando em economia para a companhia em que atua, além de maior agilidade na resolução de eventuais problemas na reposição de estoque.
Algumas características são indispensáveis para o desempenho da atividade, como: organização, conhecimento de mercado, bom relacionamento pessoal, comunicação clara, saber lidar com pressão, ser ágil na resolução de problemas etc.
Confira a seguir um pouco mais sobre essas habilidades e por que você precisa delas para ser um gestor de compras excepcional.
Organização como diferencial
Sendo um profissional que lida diariamente com dezenas de fornecedores e colegas de trabalho, realizando cotações, negociações e processos internos, ser organizado é uma característica obrigatória.
Se não possuir o costume de segmentar e-mails, arquivar cotações e processar imediatamente as exigências internas da empresa, o gestor de compras ficará constantemente perdido. Não é nem um pouco profissional e pode pegar muito mal não conseguir localizar as solicitações dos seus superiores ou mesmo demorar muito mais tempo na hora de retomar uma negociação por não encontrar o último e-mail trocado com o fornecedor.
Boa comunicação verbal e escrita
A interação com todos os participantes da cadeia de suprimentos é uma constante e, para se destacar, um bom gestor de compras precisa ser breve e claro. Tenha sempre em mente o objetivo das suas abordagens, de modo a organizar claramente como vai se posicionar. Isso lhe permite ser breve e objetivo, assim consegue obter como resposta exatamente o que busca e não passa por tagarela ou confuso.
Essa premissa também vale para os e-mails. Evite mandar uma montanha de mensagens para resolver um único assunto. Se você souber exatamente o que deseja, poderá incluir todas essas informações em um único e-mail, tornando mais ágeis os processos.
Bom relacionamento com colegas e fornecedores
Por ser um setor onde são tratadas compras que geralmente necessitam de urgência, das quais depende a manutenção da empresa funcionando, é essencial ter boas relações com colegas de trabalho e parceiros comerciais.
Há momentos em que você precisará contar com ajuda e compreensão das pessoas para atingir seus objetivos. Além do mais, ser cordial com fornecedores amplia suas chances de obter negociações mais rentáveis.
Atenção às novidades
É preciso se manter sempre atento às novidades que surgirem no seu segmento, seja acompanhando publicações e sites do setor ou mesmo realizando cursos de atualização.
Conhecimento faz toda a diferença para compreender o mercado em que atua, de modo que consiga lidar de forma proativa com os desafios que aparecem diariamente. O aperfeiçoamento cria ainda um leque mais amplo de opções na resolução de problemas, fazendo com que se saia bem em situações consideradas complexas.
Uso eficiente das ferramentas tecnológicas
Aplicar corretamente o uso da tecnologia como aliada do gestor de compras faz toda a diferença na produtividade. Certifique-se de compreender como funciona o sistema de gestão disponibilizado pela sua empresa, de modo a extrair o máximo das opções dispostas.
Em todo caso, a gestão de custos é um aspecto onipresente, por seu importante papel na solidez dos lucros. Confira nosso post sobre esse assunto: por que a minha empresa precisa fazer uma gestão de custos?