Qual a importância da embalagem no marketing? Entenda!
O sucesso de uma marca depende de uma série de fatores, especialmente em relação à qualidade e à comunicação intuitiva com o público. Nesse sentido, é essencial entender a importância da embalagem no marketing, pois ela é a base para despertar atenções.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as embalagens não são apenas para armazenar os produtos em segurança. Elas transmitem a identidade da empresa e uma mensagem direta ao consumidor, o que abre ótimas oportunidades comerciais.
Neste post, você vai entender qual é a importância da embalagem no marketing e em quais pontos impacta a experiência do cliente. Continue lendo e veja, também, por que investir na personalização para promover o sucesso da sua marca!
O impacto da escolha da embalagem certa
A competitividade no mercado está em todos os segmentos, especialmente no varejo, que conta com grande variedade de marcas e produtos. Nesse contexto, é preciso ir além da qualidade para se destacar e manter a preferência do consumidor.
Em vista disso, ter uma embalagem moderna, resistente, responsável e personalizada é um diferencial imprescindível. Trata-se de uma forma de expressar os valores da empresa e se destacar da concorrência no ponto de venda (PDV), independentemente da região.
Ter uma embalagem produzida exclusivamente para a marca e que ofereça a devida proteção ao produto tem influência direta na satisfação do cliente. Por isso, é uma das prioridades para empresas que desejam crescer e alcançar o sucesso.
A importância da embalagem no marketing
As estratégias de marketing são indispensáveis para toda empresa, pois servem como uma linha de interação com o consumidor. Ações bem desenvolvidas são poderosas para estimular o engajamento e otimizar a jornada de compra, elevando os resultados.
Nessa perspectiva, uma embalagem bem desenvolvida se mostra uma excelente ferramenta para o marketing e auxilia em diversos pontos. É a oportunidade ideal para entregar valor aos clientes e estimular um contato essencial para a fidelização.
Veja, a seguir, os principais pontos que demonstram a importância da embalagem no marketing!
Experiência de compra
Uma embalagem personalizada e atrativa é um grande diferencial para atrair a atenção do cliente no momento da compra. Principalmente quando a pessoa ainda não conhece o produto, mas se identifica com a embalagem e decide fazer a compra.
Sendo assim, a embalagem contribui para otimizar a experiência de compra, o que aumenta as chances de fidelizar o cliente. Ou seja, com elementos do marketing, é possível se destacar dos demais produtos e elevar a possibilidade de conversão.
Diferencial competitivo
Sabemos que a competitividade em um ponto de venda é intensa e repleta de disputas pela preferência do consumidor. Com uma embalagem criativa e que expressa a identidade da marca, é mais fácil gerar posicionamento e se sobressair.
A combinação de cores, design, material e técnicas de visual merchandising é decisiva para ter uma embalagem diferenciada. Superar os concorrentes é uma conquista crucial para promover um crescimento sustentável e promissor.
Valor agregado
Além de proteger o produto, a embalagem tem um papel determinante para agregar valor à marca. Isso porque as informações e o design transmitem a identidade e o posicionamento da empresa, aspectos muito considerados pelos consumidores.
Embalagens sustentáveis, com exemplos criativos, resistentes, funcionais e inteligentes são excelentes para engajar e conquistar o cliente. Muito além de vender mais, é algo que contribui para estreitar o relacionamento e manter a atenção constante.
Transmite mensagens
Muitas das decisões de compra são realizadas no ponto de venda, ou seja, quando o cliente olha e analisa um produto. Nesse momento, ter embalagens inteligentes e que se comunicam com o cliente é um ponto que pode influenciar o processo de compra.
Uma embalagem que utiliza técnicas do marketing tem potencial para atrair o cliente e se comunicar com ele. Com isso, é uma vantagem competitiva que faz toda a diferença nos resultados e na performance de uma empresa no mercado.
O diferencial das embalagens personalizadas
A personalização das embalagens é a oportunidade perfeita para ter um produto diferenciado no mercado. É o que torna o item único e atua no desenvolvimento de uma identidade, elemento crucial para fortalecer a presença da empresa.
Em outras palavras, uma embalagem personalizada é o melhor recurso para que o cliente reconheça a marca dentre as outras no ponto de venda. Esse impacto imediato facilita o processo de compra e promove uma experiência enriquecedora.
Além disso, as embalagens personalizadas são indispensáveis pelos seguintes motivos:
- melhoram o posicionamento de marca;
- facilitam as campanhas de marketing;
- agregam maior valor à empresa;
- contribuem para incentivar a compra;
- oferecem maior proteção para os produtos;
- valorizam os serviços de delivery;
- atuam na fidelização de consumidores.
Com a personalização das embalagens, a empresa também tem a oportunidade de inovar e desenvolver soluções criativas. Por essa razão, é um investimento que tem grande influência no sucesso, sobretudo, no aumento das vendas e da captação.
As soluções e os produtos da Sultprint
Uma embalagem personalizada e de qualidade é indispensável para o marketing e questões comerciais, como vimos até aqui. No entanto, para usufruir de todos os benefícios dessa relação, é muito importante escolher um bom fornecedor de embalagens.
Nesse sentido, a Sulprint reserva as melhores soluções em embalagens flexíveis e sustentáveis para a sua marca. Há mais de 45 anos no mercado, é uma empresa de qualidade certificada e especialista em garantir a resistência, inovação e segurança.
Com a Sulprint, você tem a oportunidade de contar com especialistas para personalizar sua embalagem e deixá-la com a identidade da sua marca. Tudo sem abrir mão da resistência e da proteção completa para o produto de ponta a ponta.
Lembre-se de que a embalagem é a base para a sua comunicação e para a experiência do consumidor. Portanto, conte com a Sulprint para alcançar ótimos resultados e trabalhar com um design que transmita a imagem corporativa desejada e surpreenda o cliente.
Como você pôde ver, a importância da embalagem no marketing é notável e uma grande aliada para o sucesso das campanhas. Escolher as ideais e personalizadas é um passo relevante para criar identidade, ganhar posicionamento e atrair o cliente.
Gostou do post? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar a desenvolver a embalagem perfeita para as necessidades da sua marca.