6 ações de construção de marca para sua empresa adotar!

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A construção de marca é, na maioria dos casos, um fator que passa despercebido por empreendedores e administradores que só se importam com a qualidade do produto e com a quantidade de vendas — o que é um grande erro.

Embora esse seja um conceito importantíssimo, poucas pessoas entendem, de fato, o que é a marca de uma empresa. A marca vai muito além do nome comercial e do logotipo, esse conceito diz respeito à construção de uma identidade que pode ser facilmente reconhecida pelos consumidores e que faz uma empresa se destacar da concorrência.

Neste texto nós mostraremos o que você deve fazer para construir uma marca forte. Ficou interessado? Então continue com a leitura!

1. Defina um posicionamento para a sua marca

O primeiro passo para fortalecer a sua marca é pensar qual é a razão principal para a existência da sua empresa. Qual é a mensagem que o seu negócio quer transmitir? O que você tem a oferecer de novo para os consumidores? Qual é a sua proposta?

Muitas pessoas costumam confundir posicionamento com slogan mas existe uma grande diferença entre os dois. O posicionamento é o pensamento mais estratégico de como a sua marca pretende atuar no mercado, já o slogan é o texto que sintetiza o posicionamento da sua marca criado para ser veiculado nos canais de comunicação.

Mais importante que vender um produto é vender uma ideia. O mercado atual está saturado de empresas com pensamentos iguais e que não trazem nenhuma inovação. Se você deseja se destacar, então você deve mostrar como a existência do seu negócio pode trazer mudanças para o mercado.

Definir uma proposta para o seu negócio é de extrema importância, afinal, todos os outros passos para construção de marca que nós citaremos a seguir girarão em torno dessa ideia que você deseja defender.

2. Crie uma identidade visual

Por que todo mundo consegue reconhecer um comercial da Coca-Cola instantaneamente? A resposta é muito simples: porque essa marca tem uma identidade visual muito forte e marcante.

Agora que você já definiu o posicionamento e a proposta da sua marca, é hora de criar uma identidade visual para o seu negócio. A identidade visual é a construção de vários elementos gráficos e visuais (como nome, logotipo, padrão de embalagens, website e muito mais) que visam comunicar ao público os valores e o posicionamento de uma marca.

Para tanto, nós recomendamos que você contrate uma equipe de designers e publicitários. Esses profissionais saberão escolher as cores, fontes, formas e a linguagem que mais se adequam à proposta da sua marca.

3. Conheça o seu público-alvo

É preciso saber especificamente para quem você pretende vender o seu produto. Quanto mais você souber sobre o seu público-alvo, mais fácil será investir em estratégias para atender às suas necessidades. Afinal, de nada adianta se dedicar a investir na venda de um produto se o seus consumidores não se identificam com ele.

Para obter informações sobre as pessoas que consomem os seus produtos e serviços, basta fazer uma pesquisa de mercado. Com base nos dados adquiridos pela pesquisa, você será capaz de traçar o perfil exato do seu público.

4. Invista na humanização da marca

Os consumidores modernos estão cada vez mais engajados e exigentes, isso significa que eles estão investindo seu dinheiro com mais sabedoria. Um dos pontos que mais chama a atenção e cativa esse tipo de cliente é a humanização das marcas.

Resumidamente, uma marca mais humana é aquela que se preocupa com seus consumidores e tenta ajudá-los ao máximo. Uma empresa que vende produtos alimentícios, por exemplo, se mostra mais humana ao colocar no rótulo de seus produtos informações sobre a existência de ingredientes alergênicos. Ações como essa podem parecer pequenas mas fazem toda a diferença na vida do consumidor.

5. Estabeleça uma comunicação transparente com seu público-alvo

Manter uma boa comunicação com seus clientes é fundamental para a construção de marca. Uma comunicação clara e transparente transmite maior credibilidade, os consumidores sentem que podem confiar em uma empresa que está disposta ao diálogo.

Essa comunicação não precisa ser feita somente via SAC. Uma estratégia que muitas marcas estão adotando recentemente, e que está gerando resultados muito positivos, é investir em canais abertos, como as redes sociais. Geralmente, as dúvidas e as reclamações que são feitas por telefone ou e-mail ficam “escondidas”. No entanto, nas redes sociais, a interação com o público fica disponível para que todos possam ver.

Outro ponto muito importante que deve ser levado em consideração é o tempo de resposta. Os clientes gostam de ter suas dúvidas tiradas o mais rápido possível, por isso, além de ser clara, a comunicação deve ser rápida e eficiente.

6. Seja autêntico

Como nós já dissemos, os clientes estão cada vez mais exigentes, isso porque eles estão cansados de lidar com marcas que se preocupam apenas em vender e fazem promessas sem fundamento. Se você quer ganhar a confiança de clientes novos, você precisa ser o mais autêntico possível.

Os clientes sabem identificar quando uma empresa está tentando vender uma imagem falsa, ou então quando uma marca está copiando a identidade de outra. Caso os consumidores sintam essas características vindas da sua marca, eles jamais comprarão o seu produto. Por outro lado, marcas sinceras e autênticas são muito valorizadas.

Fortalecer a imagem de uma empresa não é fácil e também não é algo que pode ser feito da noite para o dia. Se você quer investir na construção de marca, saiba que esse é um processo longo e que pode demorar para render frutos.

Seja persistente e não desista de investir na construção de marca. Embora o processo seja difícil, essa é uma estratégia certeira e que sempre traz muitos benefícios. Siga as nossas dicas e a sua empresa, com certeza, vai conseguir construir uma marca forte e se posicionar melhor no mercado.

Gostou deste texto? Gostaria de ler mais dicas para melhorar a relação da sua marca com seus clientes? Confira como é feita a relação entre marca e embalagem.

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