Gestão de compras: saiba como manter o estoque organizado

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja a sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, manter um estoque é primordial para alavancar os negócios, já que ele permite reduzir custos de produção e ter sempre disponíveis os produtos que a sua clientela espera encontrar.

Porém, quando não há uma gestão de compras no estoque, o empreendedor pode acabar com produtos faltando ou sobrando, correndo o risco de perder dinheiro em ambos os casos.

Que tal aprender a organizar o seu estoque e evitar prejuízos? A gente te ensina no post de hoje!

1. Crie métodos de organização

O primeiro passo de uma gestão eficiente é estudar o espaço físico disponível para a estocagem. Os seus produtos e insumos devem estar guardados em boas condições, permitindo boa visualização e fácil acesso a tudo o que estiver estocado.

Após a escolha do local, é preciso desenvolver o método organizacional que mais funcione para o seu tipo de negócio. Você pode padronizar os produtos em estoque por diversas categorias: tipo, tamanho, cor, frequência de saída, etc. Divida todas as mercadorias em prateleiras por categorias e crie códigos de organização que ajudem a encontrar facilmente cada item.

2. Controle as entradas e saídas

Um engano fatal dos empreendedores: não registrar os produtos que são retirados ou acrescentados ao estoque. Se você não monitora as entradas e saídas do estoque da empresa, fica fácil se perder e acabar com estoque excessivo ou faltante.

Uma análise da movimentação do seu inventário vai te ajudar a otimizar suas futuras compras. Sabendo quais produtos têm mais vendagem, você já consegue se planejar para abastecê-los com maior frequência.

3. Mantenha uma boa relação com seus fornecedores

Não há nada que simplifique mais a gestão de compras do que uma boa relação com os seus fornecedores. Quando você tem confiança neles, sabe que pode contar com a entrega dos seus produtos nos prazos determinados, evitando ficar sem algum item no estoque ou passar por situação desagradáveis e desfavoráveis para a relação com o cliente, por exemplo. É necessário estudar as limitações e vantagens de cada um dos fornecedores.

Para melhorar, quando você mantém um relacionamento saudável com as empresas fornecedoras, pode conseguir negociar descontos e condições de pagamento especiais. O ideal é que você conheça todas as condições de produção e entrega dos seus fornecedores e compare as vantagens.

4. Saiba as condições de armazenagem para cada produto

O estoque de uma empresa é sempre composto de itens variados. Insumos, matérias-primas para fabricação e produtos finais muitas vezes ficam armazenados no mesmo espaço de estocagem e nem sem sempre essa é a melhor estratégia. É importante conhecer quais as melhores condições de armazenagem para cada um deles, de modo evitar avarias.

Além de o estoque exigir um método organizacional eficaz, também é preciso pensar em condições de armazenamento que aumentem a vida útil dos produtos e que evitem perdas e prejuízos. Tire todas as suas dúvidas com os fornecedores: os produtos devem ser guardados longe da luz? Da umidade? Do calor? Isso te ajudará a não perder dinheiro.

Armazenar estoques e fazer a gestão de compras exige que o empreendedor tenha proatividade e, acima de tudo, capacidade de organização.

Gostou das nossas dicas? Qual é o seu método de armazenagem? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *