5 passos para elaborar um planejamento estratégico

Tempo de leitura: 3 minutos

Um bom planejamento estratégico é indispensável a um empreendedor, pois, através dele é que se traça o rumo dos negócios de forma sustentável e lucrativa.

Um exemplo básico, que podemos usar em primeiro momento, é o universo da gestão de compras, onde a cotação e uma boa negociação são indispensáveis. O próprio planejamento estratégico determina o desenvolvimento do conjunto de tarefas do negócio, além de setores como Gestão de pessoas, Gestão de custos e compras e de técnicas, dicas e métodos para trabalhos em equipe, que podem alavancar o desenvolvimento e o crescimento do negócio.

A seguir vamos mostrar 5 passos para elaborar um planejamento estratégico para o seu negócio. Continue acompanhando!

1 – Defina o Projeto

Em um primeiro momento é importante definir qual o propósito da sua empresa e traçar a rota até onde se pretende chegar com o negócio.

Ao abordarmos o ramo das embalagens, por exemplo, a direção que o negócio vai seguir é definida no marketing de embalagens. Se for seguir para a direção da embalagem laminada, metalizada ou a vácuo, tudo isso será especificado neste primeiro passo do planejamento.

2 – Faça um diagnóstico do mercado

Identifique ameaças externas que podem impactar sua empresa e, não só ameaças, mas oportunidades que podem ser aproveitadas, tanto no presente quanto no futuro. Saiba inovar com tecnologias e designers. Um diagnóstico constante do mercado, de forma que sua empresa esteja sempre informada, pode mantê-la em uma zona de segurança.

3 – Avalie a concorrência

Identifique os fatores de sucesso do seu concorrente e trace um paralelo com seu negócio, comparando os pontos fracos e os fortes de sua empresa com relação à concorrência. O diagnóstico interno de sua empresa é tão importante quanto o diagnóstico externo

4 – Estabeleça um plano de ação

Terminado o diagnóstico e identificados os fatores que influenciam ou afetam, de alguma forma, sua empresa, é hora de definir seus objetivos estratégicos e, em seguida, definir um plano de ação para implementar esses objetivos, de forma que os resultados gerados levem a empresa em direção aos objetivos que se pretende alcançar.

5 – Monitore os resultados

Faça sempre um acompanhamento para avaliar se é necessário rever as estratégias. Essa avaliação pode ser feita por meio de métricas, que são estratégias para mensurar investimentos e ações relacionados com a empresa.

As métricas devem estar diretamente ligadas ao planejamento estratégico, de forma que os números da empresa vão dar respostas conclusivas à gestão, tornando possível saber se os resultados estão levando o negócio a alcançar os seus objetivos ou mostrando as falhas e permitindo identificar qual a melhor forma de corrigi-las e evitá-las.

Em resumo, é possível começar um bom planejamento estratégico a partir das perguntas: onde estou? Para onde quero ir? Como chegar? Tendo a resposta de tais perguntas e seguindo os passos descritos acima, é possível traçar um rumo bem estruturado, com uma visão de futuro, de forma a aproveitar as oportunidades e levar a empresa a alcançar seus objetivos, com resultados lucrativos.

E então, gostou do nosso post? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!