4 dicas para avaliar orçamentos na gestão de compras

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Como outras funções estratégicas das empresas, avaliar orçamentos na gestão de compras pode ser determinante para o posicionamento da empresa no mercado, com a formação de um mix de produtos atraente e com preço competitivo.

Além de pedir cotações para novos fornecedores e os tradicionais, é preciso analisar criteriosamente cada orçamento, saber identificar os pontos fracos, os gargalos logísticos, fazer questionamentos e negociar condições que sejam favoráveis para seu negócio.

Reunimos algumas dicas eficazes para a avaliação de propostas e como a partir dela é possível garantir qualidade e precisão dos fornecedores. Acompanhe:

1 – Negocie valores com argumentos reais

Um bom gestor de compras sabe argumentar e negociar valores de forma justa. Para isto, ele coloca na negociação o destaque que um produto e fornecedor terão ao serem oferecidos para os clientes da sua empresa.

Além disso, ele não desconsidera novos fornecedores apenas por seu pouco tempo de mercado, mas negocia um valor justo para a mercadoria considerando o risco da não aceitação da novidade por seus clientes.

Por isso, ao negociar valores e orçamentos, tenha em mente que existe uma troca de “imagem”, e isso é fundamental para as duas empresas. Quando uma empresa entrega produtos de baixa qualidade ou que não cumprem o que foi previamente acordado, trai a confiança do comprador e coloca em risco a sua reputação com os clientes.

2 – Considere as formas de pagamento diferenciadas

Valorize sempre os orçamentos que apresentam mais de uma forma de pagamento, preferencialmente aqueles que não cobram juros em eventuais parcelamentos.

Elas são boas opções para fazer a gestão financeira alinhada com a gestão de compras. Realizar grandes investimentos em um pedido e ficar descapitalizado pode representar um risco para a saúde financeira da empresa, ou pelo menos a indisponibilidade de poder aceitar oportunidades de compra de última hora no mercado.

Os pagamentos à vista precisam ter bons descontos justamente para compensar eventuais perdas e riscos inerentes ao setor de compras ou proporcionar compras maiores para criação de estoques de segurança.

3 – Fique atento aos prazos de entrega

Os prazos de entrega devem atender à gestão de estoque da empresa. Mesmo que tenham bons preços, se os produtos não estiverem disponíveis para venda e consumo no prazo determinado, o orçamento não é viável.

Além dos prazos estipulados para entrega no orçamento, também devem estar previstas as medidas ou multas que o fornecedor arcará no caso do atraso ou não entrega da mercadoria.

3 – Valorize bons fornecedores

Tenha um bom relacionamento com todos os fornecedores, mas valorize principalmente aqueles que prestam o serviço com excelência e que tenham boa reputação no mercado.

Assim como é fundamental fazer uma gestão de relacionamento com o cliente, valorizar as parcerias com empresas prestadoras de serviço e fornecedoras é muito importante para blindar a gestão da empresa e ter opções de apoio em casos de compras com urgência.

4 – Crie um sistema para avaliar orçamentos na gestão de compras

Além do produto, a empresa possui outras necessidades que influenciam a análise dos orçamentos e as compras. Se a empresa zela por exclusividade, os fornecedores de produtos exclusivos devem ter um peso maior na hora de analisar as demais propostas, por exemplo.

Criar um sistema para avaliar todos os orçamentos de acordo com o posicionamento da empresa é muito produtivo, identificar e pontuar a relevância de cada característica do produto e fornecedor é a solução para este sistema.

Para avaliar orçamentos na gestão de compras e fazer boas negociações, é preciso manter o controle do processo. O contrato deve ser justo para as duas partes, mas suas necessidades precisam ser bem claras para que o fornecedor compreenda seu grau de seriedade e compromisso com o fechamento do negócio.

Então, agora nos conte, qual o maior desafio na análise de orçamento da sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe a sua experiência com a gente!

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