Smart packaging: qual é o futuro da embalagem?

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Se você preza pela melhoria contínua dos produtos e aposta no potencial sustentável, então deve conhecer o conceito de Smart Packaging. Essa nova tendência se caracteriza pela introdução de tecnologias avançadas para reformular a interface convencional das embalagens, garantindo uma abordagem responsável com ênfase na experiência dos usuários.

Pensando nisso, este post reúne alguns benefícios dessa abordagem para mantê-lo atualizado. Confira:

Conheça a funcionalidade

O conceito de Smart Packaging é composto pela união de duas abordagens: Active Packaging e Intelligent Packaging.

Active Packaging trata da relação com o conteúdo do produto, propondo melhorias na funcionalidade para prolongar a sua vida útil. Para isso, usa componentes que preservam a qualidade e garantem a segurança, como controladores de tempo, temperatura, umidade e oxigênio.

Intelligent Packaging, por sua vez, foca na usabilidade, aplicando recursos que permitam uma interação eficaz com seus clientes em diversos níveis. Seu objetivo é fornecer informações específicas como o estado de conservação, instruções de uso, histórico de manufatura.

Saiba algumas aplicações

Na indústria já são empregados materiais com ação antimicrobiana para evitar a degradação acelerada de alimentos frescos, como frios e laticínios. Esse princípio também é aplicado em embalagens farmacêuticas e cosméticos, assim como para prevenir o crescimento de mofo em colchões.

A realidade aumentada integrada a dispositivos móveis serve para fornecer informações detalhadas sobre o produto. Essa estratégia permite reduzir o conteúdo do rótulo das embalagens, tornando mais limpa e atrativa.

Já é possível encontrar também indicadores visuais que sinalizam o prazo de validade através de adesivos inteligentes que se conformam de acordo com o produto. Os adesivos que mudam de cor podem servir para apontar também o histórico de conservação do produto, como dados de temperatura ao longo do período acondicionado.

Entenda a indústria de Smart Packaging

O potencial crescimento do consumo de alimentos processados impacta diretamente na difusão deste novo conceito. Isso porque além de acondicionar os alimentos, as empresas preocupam-se cada vez mais em garantir um diferencial competitivo.

Ao trabalhar novas tecnologias de conservação, a Smart Packaging atende um novo perfil de consumo. O foco na prolongação da vida útil dos alimentos preserva suas características intrínsecas ligadas ao sabor, textura, aparência e aroma. Além disso, também garante uma vantagem econômica em locais onde o custo do transporte ou da matéria prima é muito alto.

Ainda não há uma aplicação em larga escala dessas embalagens devido ao custo da tecnologia agregada e ausência de regulamentações que incentivem sua produção. No entanto, estima-se que esse cenário deve ser alterado nos próximos anos.

Fique por dentro das tendências para o futuro

As pesquisas sobre novos componentes ativos, nanotecnologia e processos de fabricação permitem o aprimoramento de soluções de Smart Packaging. Quando empregadas apropriadamente, elas representam oportunidades potenciais para o desenvolvimento sustentável.

Com o rastreamento vinculado a essas tecnologias, também é possível proteger a sua marca e transportar os produtos em segurança, contribuindo para um gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos

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