Afinal, qual é a importância da humanização das marcas?

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O comportamento de compras do consumidor vem passando, ao longo dos anos, por inúmeras transformações. Hoje, vários fatores pesam na decisão de compras, como a afinidade com a marca e a experiência que o ponto de venda proporciona ao cliente. Por essa razão, investir na humanização das marcas é fundamental para conseguir conquistar e fidelizar os compradores.

Humanizar a marca é uma maneira de aproximá-la do consumidor. Ou seja, as pessoas passam a enxergar os produtos e serviços oferecidos pela empresa como soluções que podem atender às suas necessidades e resolver os seus problemas. Isso é um diferencial importante para quem deseja se sobressair perante o seu público.

Aliás, para conseguir colocar a humanização em prática, é fundamental conhecer as características e necessidades do público-alvo. Quer entender melhor como fazer isso? Continue a leitura!

Entenda o que é a humanização das marcas

Como mencionamos, a humanização consiste em aproximar a marca de seus clientes. Para isso, além de conhecer o perfil dos consumidores, é fundamental entender as suas necessidades e motivações.

Apenas para ilustrar, imagine uma empresa que fornece refeições semiprontas em porções individuais. Como humanizá-la? Em primeiro lugar, é fundamental entender quem compra esses produtos — solteiros, mães atarefadas ou idosos que moram sozinhos e querem a praticidade da refeição pronta?

Ao compreender o perfil de seu público, fica mais fácil colocar em prática algumas estratégias para aproximação. No caso dos idosos, por exemplo, vale a pena aumentar a fonte das letras que especificam os ingredientes. Já as mães, provavelmente, vão se preocupar com a qualidade e saudabilidade do alimento (e isso deve ser destacado na embalagem).

Ao adequar o produto ao perfil de seu público, é possível fazer com que os consumidores se tornem fãs da sua marca. Parece complicado? Na verdade, ao conhecer as características de seus clientes, essa tarefa se torna fácil e rende excelentes resultados. A aproximação com o consumidor é mais simples do que parece, desde que você entenda o seu comportamento.

Saiba como aproximar a sua marca de seus clientes

Além de conhecer as características dos consumidores e suas necessidades, é preciso investir em ações que possam gerar empatia e proporcionar afinidade com vários grupos diferentes. No exemplo citado das refeições semiprontas, considere que alguns clientes têm alergias alimentares, por exemplo. Que tal colocar a informação sobre ingredientes potencialmente alergênicos em destaque?

É possível, ainda, que uma parcela dos consumidores tenha outras restrições alimentares, como no caso dos veganos. Todos os detalhes devem ser de fácil entendimento e a comunicação da marca e de sua proposta precisa ser bastante clara para evitar dúvidas. Além disso, a imagem deve ser inclusiva, não permitir interpretações dúbias e investir em outras facilidades, como informações em braile.

Aliás, é importante destacar, a imagem utilizada na embalagem e nos materiais de divulgação da marca é um ponto fundamental para proporcionar a identificação com o cliente. As pessoas esperam ver, na comunicação do produto, indivíduos que tenham percepções e propósitos semelhantes aos seus.

Vale a reflexão: você confiaria em um produto anunciado por uma pessoa com hábitos e comportamento totalmente distintos dos seus?

Por isso, é fundamental que o público se identifique com a sua marca, com os produtos oferecidos e com sua proposta de imagem. Isso vale para embalagens, campanhas de marketing e divulgação e, até, para a forma como os itens são colocados nas prateleiras, nos pontos de venda.

A apresentação dos produtos nesses locais também precisa considerar o critério da humanização. O item é destinado à terceira idade? Então, oriente que as embalagens fiquem expostas à altura dos olhos, evitando que o cliente precise se abaixar para pegá-la, ou que necessite chamar alguém para conseguir retirá-la de uma prateleira mais alta.

Confira algumas estratégias para humanizar a sua marca

Como você já percebeu, é fundamental se adaptar às necessidades e demandas do cliente para garantir a permanência de sua marca no mercado. Essa estratégia garante muito mais do que resultados econômicos relevantes: ao se tornar importante para o consumidor, a marca conquista a sua fidelidade e assume seu papel no mercado, com personalidade e propósito.

Acompanhe nossas dicas para conseguir colocar em prática a humanização!

Tenha empatia

Procure se colocar no lugar de seu cliente. O que o seu público busca, quais são as suas necessidades e dificuldades no dia a dia? Isso pode ser trabalhado por sua empresa de forma positiva. Compreenda os seus problemas e ofereça as soluções!

Além disso, adote a empatia nas estratégias de marketing e comunicação. Tenha cuidado com determinadas campanhas que podem, mesmo que não intencionalmente, destacar as diferenças ou propagar preconceitos. O respeito é sempre essencial!

Pratique a inclusão

Lembre-se de que, dentro de seu universo de clientes, podem existir diferenças. Assim, além de adotar atitudes de respeito, é essencial oferecer facilidades para que as pessoas tenham acesso às suas informações. Por exemplo, adote a linguagem em braille nas embalagens, use fontes maiores para que todos possam enxergar e evite frases ou conceitos que possam desvalorizar qualquer grupo.

Adote a linguagem adequada

Dependendo de seu nicho de atuação, podem existir várias formas de linguagem. O uso de gírias, por exemplo, não deve ocorrer quando o público é constituído por pessoas da terceira idade.

Frases que corram o risco de ser interpretadas como preconceituosas (mesmo que não intencionalmente) não devem ser usadas na comunicação de produtos destinados a pessoas que podem ter diferentes opções sexuais, peso divergente da média, escolhas religiosas distintas, dentre outros.

Sempre analise suas ações de comunicação com cautela, para evitar ofensas desnecessárias e continuar colocando o respeito e a empatia em prática.

Humanize o atendimento

Além das embalagens, exposição nos pontos de venda e campanhas de comunicação, o seu cliente pode precisar ter um contato direto com sua empresa. Você sabe como atendê-lo de maneira adequada? Oferece canais de comunicação que possibilitam a interação?

Além dessa estratégia ser uma forma importante de atendimento, vale destacar que a interação com o cliente proporciona outras vantagens, como o melhor conhecimento de suas necessidades e insatisfações, o que leva ao reconhecimento dos pontos de melhoria, e a possibilidade de criação de vínculos, que ajudam na fidelização.

Assim, os canais de atendimento devem considerar todos os fatores já citados: respeito às diferenças, empatia, inclusão, linguagem adequada e, principalmente, disponibilidade para resolução dos problemas.

Conte com fornecedores que acreditam na humanização

Melhorar a forma de comunicação e a exposição da marca é uma estratégia que rende excelentes resultados corporativos. Empresas que são lembradas pelos clientes como fornecedoras de soluções, com atuações respeitosas e inclusivas, tendem a ter melhor desempenho comercial e maior relevância no mercado.

Assim, é importante contar também com parceiros que apostem nessa proposta. A humanização das marcas depende de várias iniciativas e ferramentas, desde a forma de enxergar as necessidades do cliente até a adequação da comunicação, o que inclui não apenas as campanhas de marketing, mas também toda a apresentação visual da marca e das embalagens de seus produtos.

Quer conhecer nossas soluções para humanizar a sua marca e deixar os seus produtos ainda mais próximos dos clientes? Então, entre em contato conosco!

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