Custo-benefício: como agregar valor aos produtos da sua empresa?

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Toda empresa deve ter como foco a manutenção da imagem de sua marca perante os clientes — preocupação esta que deve ser constante e jamais esquecida ou negligenciada. Contudo, nem sempre é fácil encontrar estratégias eficientes num mercado tão agressivo e competitivo, com mudanças cada vez mais dinâmicas.

Primeiramente, ao pensar no quesito “valor”, é importante compreender que este é um conceito subjetivo e que, portanto, depende da análise dos seus clientes e/ou consumidores, já que são eles que a partir de uma percepção intuitiva e emocional estabelecerão a importância e relevância dos seus produtos.

Deseja descobrir como agregar valor aos produtos da empresa e ser referenciado como uma marca de bom custo-benefício? Continue acompanhando!

Como agregar valor aos produtos e investir no custo-benefício da minha marca?

O mercado atual está cada vez mais concorrido. Para alcançar um destaque notável, as empresas estão sendo obrigadas a buscar novas formas de como agregar valor aos produtos que oferecem — e é apenas ao inovar que é possível se diferenciar dos seus concorrentes.

Quem trabalha no mercado alimentício sabe que é comum que os produtos oferecidos pela sua empresa são vendidos por diversas lojas, e é por isso que é necessário alcançar novos jeitos de agregar valor aos seus produtos para garantir a fidelização dos clientes que já possui e ao mesmo tempo adquirir novos compradores.

Neste âmbito, prestar serviços com alta qualidade é a maneira mais eficaz de intensificar suas vendas e, por consequência, aumentar o número de pessoas que buscam pelos seus serviços e produtos.

Na sequência, confira algumas medidas que agregarão valor aos produtos da sua empresa!

Potencialize o seu pré-venda

Com as facilidades oferecidas pela internet, a maneira como os consumidores se comportam vem se diversificando cada vez mais. O costume de realizar pesquisas de informações para auxiliar na escolha do melhor produto disponível, torna-se cada vez mais comum no cotidiano, o que gera grandes impactos nas decisões de compras de seus respectivos clientes.

É imprescindível a importância que sua empresa esteja apta a influenciar os potenciais compradores antes mesmos de um eventual interesse comercial pelos seus produtos. Com isso, fica mais fácil potencializar a relação com o cliente, trazendo ele para perto de seu empreendimento, o que pode ajudar na criação de estratégias para novos negócios.

Valorize a imagem

Em tempos de smartphones, fotos instantâneas, Instagram, Facebook e muitas outras redes sociais — e quando basicamente todas são focadas naquilo que se vê e se apreende imediatamente — a máxima de que “a imagem é tudo” nunca foi tão verdadeira.

Sendo assim, é praticamente instintivo deduzir que, para agregar valor aos produtos de uma empresa, os cuidados e atenções com a imagem da marca, sua apresentação, o posicionamento no mercado, bem como a qualidade e a aparência dos produtos são fatores muito relevantes e determinantes.

Investir na imagem da empresa por meio da contratação de uma assessoria de imprensa ajudará a dar visibilidade ao seu negócio, usando os mecanismos certos para cada tipo de produto de acordo com as necessidades do seu negócio.

Aposte na qualidade

É evidente que a qualidade não pode ser abandonada. Portanto, é vital investir nesse quesito e buscar inovações e melhorias constantemente. Em tempos de crise, pode parecer tentador reduzir a qualidade dos produtos, visando diminuir os custos e aumentar lucros.

Entretanto, o impacto de medidas assim podem ser drásticos e extremamente prejudiciais para a saúde da empresa, com repercussão bem negativa junto aos clientes, de modo que não compensa apelar para essas alternativas.

Ao contrário, otimizar os processos internos e investir no relacionamento com os clientes comumente são métodos mais eficazes. Por isso, faça avaliações mensais dos seus fornecedores e colaboradores e não deixe de pedir um feedback por parte de seus clientes visando o controle na qualidade dos produtos e serviços disponibilizados pela sua empresa.

Invista em logística

Investir em logística significa otimizar processos internos, tornando-os mais rápidos e eficientes, sempre visando a redução dos custos de produção.

Os softwares empresariais e a tecnologia de ponta nos maquinários são atualmente alguns dos recursos disponíveis. Facilitar e melhorar os trâmites internos da empresa dará maior celeridade aos negócios, o que é imprescindível no cenário atual.

Um dos critérios usados pelos clientes na hora da compra é a disponibilidade do produto que eles pretendem adquirir. Desse modo, buscar os recursos que melhoram e aceleram a distribuição dos produtos vai contribuir significativamente para agregar valor à sua marca.

Caso seja possível, é interessante que sua empresa ofereça o serviço de consultoria. Isso significa orientar o comprador como otimizar o uso de determinado produto ou serviço oferecido pela sua empresa.

Lembre-se de que a consultoria envolve todas as etapas da venda e é um serviço que pode ser feito mesmo depois que a compra foi realizada, continuando a gerar lucros.

Use palavras-chave nos seus anúncios

Na hora de elaborar uma boa propaganda para os produtos e serviços que sua empresa oferece ao cliente, é de extrema importância saber usar as palavras-chaves. Estas são vitais em campanhas de atração de possíveis compradores.

Para aumentar e acelerar suas vendas, utilize, nas suas ofertas e anúncios, palavras convidativas que atraiam o interesse das pessoas como “promoção”, “grátis”, “economizar”, entre muitas outras.

Outra ação que pode ser muito útil para o seu negócio é utilizar o nome do cliente quando referir-se a ele, isso aproxima a clientela da empresa, demonstrando pessoalidade na relação e melhorando a experiência de comprar ou contratar serviços do seu empreendimento.

Prestigie o relacionamento com os clientes

O cliente é o “juiz” dos seus produtos, é ele quem decide o que tem ou não valor e o que merece ser adquirido ou não. Normalmente, as escolhas no ato da compra não são guiadas unicamente por valores objetivos, como preço e qualidade. Embora, como já foi mencionado, estes aspectos não possam ser menosprezados.

Os aspectos subjetivos também constituem o diferencial no momento da decisão final do consumidor, pois as marcas e produtos atualmente estão muito parecidos. A concorrência está cada vez mais acirrada, e o relacionamento entre o cliente e a marca pode ser determinante.

Para estreitar os laços com sua clientela e fazer com que seus produtos tenham valor agregado suficiente para definir a compra, é indispensável conhecer bem o seu público-alvo, saber detalhadamente quais são seus desejos e necessidades e, por fim, buscar satisfazê-los.

Interagir com os clientes por meio das redes sociais, blogs e centrais de atendimentos são exigências modernas, que, certamente, promoverão a interação com sua audiência e facilitarão a definição de perfil.

Mantenha-se atento aos custos

Antes de começar a implantar essa série de ações para agregar valor aos produtos e serviços oferecidos, é de extrema importância monitorar os custos que envolvem esse tipo de estratégia.

Para que todas as ações escolhidas consigam gerar lucro para seu negócio, o gestor responsável precisa relacioná-las com o trabalho que você já oferece. Afinal, maximizar o atendimento e os produtos oferecidos — para aumentar o número de vendas fechadas não é o suficiente se isso não proporcionar ganhos e lucros para o seu empreendimento.

Entendeu como agregar valor aos produtos e serviços que sua empresa oferece? Com a aplicação dessas táticas será possível dar mais credibilidade aos produtos da sua empresa, reforçando a força da sua marca perante o seu público-alvo.

Quer descobrir outras maneiras de conquistar mais clientes e aumentar suas vendas? Então não deixe de entrar em contato com a nossa equipe!

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