BPA free: O que é e como evitar?

3 minutos para ler

Muitas pessoas já se depararam com a notificação BPA free presente nos rótulos de alguns produtos de plástico, principalmente em recipientes e garrafas de água. No entanto, poucos sabem, de fato, o que esse termo representa.

BPA free, em tradução livre, significa que o produto em questão é livre de BPA. Mas, afinal, o que é isso? E por que a ausência dele se tornou um diferencial? O BPA faz mal à saúde?

Se você não sabe a resposta para essas perguntas, veio ao lugar certo. A seguir, vamos explicar o que é BPA e por qual motivo as marcas estão tão preocupadas em mostrar para os consumidores que seus produtos são livres dessa substância.

Achou o assunto interessante? Então continue acompanhando e saiba mais!

O que significa BPA free?

O bisfenol A, mais conhecido por sua sigla BPA, é uma substância presente nos plásticos do tipo policarbonato. Esse material é usado em produtos rígidos e transparentes, como potes, garrafas de água, copos, chupetas, mamadeiras, pratos e talheres. Além disso, o policarbonato está na composição da resina epóxi, utilizada para o revestimento de latas.

O grande problema do BPA é que, quando exposto a altas temperaturas, ele libera uma toxina nociva para a nossa saúde. É por esse motivo que várias pessoas têm receio de colocar recipientes plásticos no micro-ondas.

Esse composto causa tantos malefícios à saúde que é proibido em alguns países, como Canadá, Dinamarca e Costa Rica. Por isso, muitas empresas começaram a investir em produtos BPA free, ou seja, livres do bisfenol A.

Quais riscos o BPA pode causar à saúde?

O principal efeito causado pelo BPA são as alterações hormonais. Nos homens, ele diminui a produção de espermatozoides e aumenta os riscos de câncer de próstata. Já nas mulheres, são maiores os riscos de câncer de mama e as chances de surgirem cistos nos ovários.

Além disso, essa substância bloqueia os receptores de hormônios da tireoide e afeta o desenvolvimento cerebral dos fetos.

Mas os problemas não param por aí. Pesquisas científicas relacionaram a ação do bisfenol A com o surgimento de outras doenças. Alguns malefícios são:

  • hiperatividade;
  • problemas gastrointestinais;
  • disfunção sexual masculina;
  • déficit de atenção;
  • aumento da sensibilidade a drogas.

Como evitar o consumo de BPA vindo de embalagens plásticas?

Sabemos que abordar os riscos do BPA pode ser assustador, mas a boa notícia é que existem diversas formas de evitar o contato com essa substância.

A primeira recomendação não poderia ser outra: evite comprar produtos, utensílios e recipientes de plástico rígido que não tenham selo BPA free. Caso você não queira se desfazer de todos os seus objetos, pelo menos evite submetê-los a altas temperaturas. As nossas embalagens flexíveis, por exemplo, são livres dessa substância.

Lembre-se também de respeitar a data de validade de produtos industrializados embalados em plástico, principalmente se forem líquidos.

Gostou das informações deste texto? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam se conscientizar sobre os riscos causado pelo BPA.

Você também pode gostar
-