Automação na indústria: 4 exemplos que você precisa conhecer

3 minutos para ler

A automação industrial é uma das consequências do crescimento da indústria 4.0. Tarefas que antes eram realizadas por pessoas ou máquinas simples, hoje em dia estão sendo executadas por computadores e robôs de alta tecnologia — e isso acontece em indústrias de todos os tamanhos e segmentos.

A concorrência no mercado atual está gigantesca e, consequentemente, a busca por maior produtividade e maiores lucros cresce cada dia mais: é justamente por isso que a automação industrial está ganhando mais importância. As indústrias querem automatizar todas as tarefas possíveis para tornar a linha de produção mais eficiente.

A seguir mostraremos alguns exemplos de automações que mais acontecem dentro das indústrias. Quer saber mais? Então continue com a leitura!

1. Robótica

O uso de robôs na indústria é o melhor e maior exemplo de automação. Atualmente, os robôs estão sendo usados nas indústrias para executar tarefas difíceis, perigosas ou que poderiam causar alguma lesão por esforço repetitivo nos funcionários. Além de aumentar a segurança no ambiente de trabalho, os robôs melhoram o fluxo e a qualidade da produção.

Muito se discute sobre a substituição de pessoas por robôs dentro das indústrias, entretanto, nos casos citados acima, o uso dos robôs é muito positivo. Afinal, o objetivo é poupar os funcionários de tarefas que coloquem a sua saúde em risco.

2. Data Science

Se você acha que a automação na indústria está substituindo apenas a mão de obra braçal por computadores, saiba que já existem programas capazes de realizar funções gerenciais, como o Data Science.

O Data Science é o estudo de todas as informações sobre um determinado processo dentro da indústria. O objetivo do Data Science é coletar, transformar e gerar informações relevantes para, no futuro, poder fazer uma análise da situação da indústria.

Todo esse estudo, que antes era feito por pessoas, hoje já pode ser exercido por um computador. A automação do Data Science torna as informações coletadas mais precisas, portanto, as análises são mais exatas.

3. Automação da ouvidoria

A ouvidoria é um setor muito importante para qualquer empresa ou indústria, pois ela é responsável por fazer a ligação entre o público-alvo e a organização. Com as informações coletadas pela ouvidoria, as indústrias são capazes de medir o nível da qualidade de seus produtos e da satisfação dos clientes.

Normalmente, a ouvidoria recebe muitas informações diárias. A automação veio para melhorar essa coleta de informações e atendimento ao cliente. Um sistema automatizado pode:

4. Rede Neural Artificial (RNA)

Esse é um sistema que simula os processos que acontecem dentro de um cérebro humano, ou seja, como a rede de neurônios se comunica. Os RNAs são usados para simular como um cérebro humano reagiria e processaria determinadas informações, tomando atitudes que uma pessoa provavelmente tomaria.

Ao contrário do que muitos acreditam, a automação na indústria não pretende substituir o homem pelo computador, o seu objetivo é apenas melhorar a produtividade e poupar os funcionários de fazerem tarefas “desnecessárias”.

Gostou deste texto? Você gosta de ler sobre a produção industrial? Então confira este outro artigo onde nós falamos sobre a importância da rastreabilidade de alimentos para a indústria.

Você também pode gostar
-