A importância da embalagem para um diferencial competitivo internacional

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A escolha da embalagem é certamente um diferencial competitivo para o mercado internacional. Haja vista que, quando a marca ainda não é conhecida lá fora, sua principal ferramenta de marketing será sua embalagem.

Nesse contexto a embalagem funcionará como o único meio de comunicação da marca com o comprador. Por isso, apenas por meio dela, você precisará convencer o cliente a optar pelo seu produto e não pelos outros também acessíveis numa loja.

Por essas razões, a qualidade da embalagem é um fator de grande importância para empresas que desejam ingressar nas exportações.

Neste post, vamos refletir um pouco sobre essa questão. Preparado? Então acompanhe-nos!

Um diferencial competitivo importante para o produto brasileiro

É preciso criar uma experiência visual única com a embalagem de um produto nacional, para que ele seja inconfundível ao cliente lá fora. Por isso, deve-se surpreender o consumidor com detalhes diferenciados de acabamento.

Esse apuro com os detalhes de impressão e um design interessante são elementos que farão com que nossos produtos se destaquem nas prateleiras no exterior.

A qualidade das embalagens das exportações brasileiras impactam de maneira geral a imagem e a confiabilidade do produto nacional no exterior, no instante em que veiculam dados relevantes sobre o desenvolvimento econômico e sobre a cultura nacional.

Além disso, investindo pesado em design e inovação nas embalagens, é possível melhorar custos de transporte e de produção dos nossos produtos. O que pode melhorar muito o cenário da exportação no Brasil.

Garantia de entrega do melhor valor possível para o cliente

Questões como acessibilidade (informações disponíveis em braile), sustentabilidade, design, além do sensorial da embalagem (texturas, aromas e cores atrativas) são importantes para a melhor entrega do produto para o cliente.

Por isso, é preciso produzir embalagens elaboradas e de boa qualidade, até para que se tenha uma garantia de que ela atenda aos padrões de qualidade internacionais. A inserção efetiva de um produto no mercado externo dependerá disso.

É importante ressaltar, também, que a embalagem de transporte para envios para outros países não deverá ser a mesma que se usa no mercado interno.

Existem etapas no processo pelo qual a mercadoria passa na exportação que certamente testarão a resistência dessa embalagem. Por isso, é preciso avaliar como é o fluxo logístico e verificar em que estado suas embalagens de transporte chegam ao seu destino no exterior.

A legislação de cada país em relação a embalagens

No Brasil, o Instituto de Embalagens e a Apex-Brasil lançou em 2015 uma cartilha que trata das embalagens para exportação. Esse documento contém dicas importantes para que sua empresa melhor adeque suas embalagens aos padrões do mercado externo.

Na cartilha você terá acesso à legislação específica em relação a embalagens, bem como as certificações necessárias e as normas internacionais. Esses dados são relevantes, especialmente nos segmentos de alimentos e bebidas, em que as regulamentações são mais rígidas.

Viu como uma embalagem de qualidade pode ser um grande diferencial competitivo para que o seu produto faça sucesso no mercado internacional? Aproveite e leia o nosso post para descobrir também quais são os principais tipos de embalagem!

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