Qual a importância de contar com suporte técnico de fornecedores?

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Os relacionamentos estão presentes o tempo todo na vida das pessoas. Eles aparecem não somente na vida pessoal, mas também no cenário profissional.

Nesse sentido, destacamos a importância deles no ambiente de trabalho, seja pela própria convivência com colegas ou até mesmo por meio de interações com os clientes.

Porém, no post de hoje, gostaríamos de destacar sobre um relacionamento que é muito pouco falado e que vem mudando bastante de um tempo para cá: o relacionamento com os fornecedores.

Por isso, neste post, vamos falar como esse relacionamento evoluiu e como ele vem fortalecendo e tornando cada vez mais importante o suporte técnico de fornecedores, deixando-os mais próximo de seus clientes. Confira:

Relacionamento com o fornecedor ao longo dos anos

O senso comum definiu que esse relacionamento deveria ser algo pouco amistoso, sendo que um encarava o outro como concorrente. Ou seja, tinha-se a visão de que o fornecedor era alguém que só buscava uma oportunidade em lucrar em cima de seus clientes.

A consequência disso era o relacionamento ser baseado em um cenário em que as empresas buscavam conhecer o serviço de muitos fornecedores para, então, decidir qual apresentava o melhor custo-benefício.

Além disso, sempre havia a falta de confiança no fornecedor, principalmente em seus processos, tal como a entrega do serviço ou produto.

Mudança no relacionamento com o fornecedor

Hoje, os tempos são outros e com isso há uma nova visão no relacionamento entre clientes e fornecedores.

A nova mentalidade sugere que ambas as partes sejam parceiras, sendo que há uma abertura para que o fornecedor auxilie no desenvolvimento dos projetos do cliente. Isso se deve por conta do cenário atual, em que contratos maiores de fornecimento também são fechados, ou seja, há uma confiança mútua!

Desenvolvendo uma parceria

Com essa nova perspectiva de relacionamento, em que ambos trabalham juntos, uma grande vantagem para o cliente é que ele poderá contar cada vez mais com o suporte técnico de fornecedores.

Isso é essencial para que seus projetos tenham um bom andamento, caso ocorra alguma emergência que dependa apenas dele para resolvê-la.

Porém, esse bom relacionamento não acontece do dia para a noite, é necessário algumas etapas para que ele aconteça:

  1. o cliente fecha o contrato com vários fornecedores no modelo tradicional, em que as partes ainda não se conhecem direito;

  2. o cliente entende quais são os fornecedores que fornecem um produto ou serviço de melhor qualidade, busca fortalecer o relacionamento com eles e descarta os que não se enquadram nesse requisito;

  3. começa a surgir uma integração operacional entre ambas as partes, por meio de investimentos em melhorias nos processos que envolvem os dois lados;

  4. inicia-se uma verdadeira parceria de negócios, em que há uma integração estratégica em que o fornecedor é fundamental para o desenvolvimento dos projetos do cliente.

Entendeu como o desenvolvimento de parcerias pode beneficiar o seu negócio, proporcionando um suporte técnico de fornecedores cada vez mais presente? Assine a nossa newsletter e receba mais dicas e boas práticas como essa!

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