Embalagens sustentáveis: entenda a preferência do consumidor
Que os hábitos de compra e as relações de consumo mudaram nos últimos anos, ninguém ousará discordar! Contudo, um olhar desatento talvez não perceba a profundidade dessas mudanças e como elas afetam constantemente a rotina das empresas e o seu relacionamento com os clientes.
A internet e as redes sociais possibilitam uma proximidade entre esses dois extremos que nunca existiu anteriormente, e faz com que as decisões de compra sejam baseadas em outros aspectos que vão além da qualidade, preço e custo-benefício do produto, mas também envolvem o posicionamento da empresa no cenário mundial, sua filosofia, seus valores e suas práticas sociais.
Nesse contexto, os consumidores têm optado por adquirir itens de empresas que se preocupam com a sustentabilidade, com o meio ambiente e que apoiam causas sociais e humanitárias.
Para permanecer no topo da lista de preferência dos consumidores, é interessante considerar o uso de embalagens sustentáveis. Leia o post e entenda melhor esse assunto:
Quais as mudanças no comportamento do consumidor
Uma pesquisa sobre Responsabilidade Social Corporativa realizada pela Nielsen revelou que 74% dos brasileiros estão inclinados a adquirir itens de empresas que investem em programas sustentáveis.
Essa mudança de comportamento está diretamente ligada ao acesso a informações que antes não existiam, à globalização e à crescente preocupação ambiental que vem sendo propagada inclusive no meio acadêmico, alterando todo o modo de pensar de uma geração que hoje já se encontra no mercado de trabalho — e, por conseguinte, no mercado de consumo.
O que essa pesquisa demonstra é que os consumidores estão mais esclarecidos e informados, e que também estão mais preocupados com o futuro do planeta e com questões ambientais.
Quais as preferências do consumidor
Os consumidores estão preocupados com conteúdo verdadeiro, e não apenas a aparente preocupação com sustentabilidade. “Rótulos verdes” não bastam, é preciso que as empresas evidenciem, por meio de ações reais e coerentes, que se preocupam com o desenvolvimento sustentável.
São indícios claros de que uma empresa é na prática sustentável a preocupação com a coleta seletiva de lixo, o uso de materiais não poluentes, o cuidado adequado com o descarte de materiais tóxicos, o uso de embalagens sustentáveis, etc.
A importância da empresa se adequar às exigências
A empresa que pretende manter-se competitiva no mercado deve sempre estar atenta às mudanças que ocorrem na sociedade e influenciam o estilo de vida de seu público-alvo. Acompanhar esse passo é um requisito indispensável para o sucesso.
Sendo assim, o empreendedor atento deve fazer tudo o que for possível para observar as mudanças comportamentais de seus clientes, dentre elas, a questão da crescente preocupação com o meio ambiente.
A consciência ambiental adquirida pelos consumidores está fazendo com que priorizem empresas que tenham de fato práticas sustentáveis em sua metodologia, de modo que embalagens sustentáveis e produtos ecoeficientes (produtos que utilizam menos recursos e produzem menos resíduos) são vistos com excelentes olhos, e considerados como diferenciais.
Vale ressaltar que pesquisas recentes têm demonstrado que o interesse pela sustentabilidade está numa curva ascendente tão significativa que muitos consumidores afirmaram estar dispostos a pagar mais por produtos de empresas que se preocupam com as questões ambientais.
Está evidente, portanto, que o uso de embalagens sustentáveis é o grande diferencial do momento, pesando consideravelmente na preferência dos consumidores!
Se você gostou desse post siga-nos no Facebook e LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades!