Final de ano: como ampliar ainda mais suas vendas no período de festividades?

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1. Introdução

O final de ano é um período de explosão de vendas em diferentes setores do mercado. Esse fenômeno de sazonalidade está relacionado às comemorações realizadas em dezembro: festas de amigo-secreto, eventos e confraternizações empresariais e celebrações natalinas em família.

Se você vende produtos ou serviços, essa é uma ótima época para aumentar o volume de vendas. Porém, é necessário investir em planejamento, já que a competitividade também costuma crescer nesse período.

Com a proximidade do final do ano, é hora de começar a colocar suas ideias no papel. Pensando nisso, desenvolvemos este e-book especial, com dicas práticas que vão ajudar você a aumentar as vendas em dezembro. Boa leitura!

2. Em quais ações apostar no final de ano?

A definição das melhores estratégias para colocar em prática no seu negócio deve ser analisada segundo as particularidades da sua empresa e o perfil do público atendido.

A seguir, listamos algumas opções interessantes. Avalie quais fazem mais sentido e comece a traçar suas táticas comerciais para as vendas de final de ano.

2.1. Planeje ações comerciais que atraiam a atenção dos clientes

A maioria dos negócios aproveita o momento para estabelecer estratégias de impulsionamento de vendas. Portanto, você precisa definir ações comerciais específicas, como:

  • oferecer preços e condições especiais para produtos mais vendidos nessa época;
  • lançar um programa de cartão fidelidade e descontos;
  • facilitar as formas de pagamento;
  • disponibilizar frete grátis.

As ações comerciais devem ser estruturadas de tal maneira que atinjam dois objetivos centrais: atrair o interesse dos consumidores e favorecer o aumento das vendas.

2.2. Capacite seu time de vendas

Toda a equipe de vendas deve estar preparada para o final de ano. Com o aumento na demanda, é necessário garantir um atendimento adequado. Uma forma de estimular esses profissionais é aumentando o comissionamento de vendasdurante a época ou traçando ações específicas de premiação para aqueles que se destacarem.

2.3. Trace uma estratégia de comunicação visual com temática natalina

Independentemente de atuar em um negócio físico ou online, vale a pena investir em decorações voltadas para a temática natalina. O estímulo visual incentiva os clientes a comprarem. Nas lojas físicas, é importante trabalhar uma decoração que atraia a atenção dos consumidores para entrarem na loja e tirarem fotos.

2.4. Conheça as necessidades dos consumidores

Se você quer acertar nas estratégias, precisa conhecer seus consumidores. Entenda quais são as suas necessidades e esteja de prontidão para atendê-las.

Uma ideia interessante é montar uma prateleira especial só para presentes de amigo-secreto. É comum que as pessoas tenham dificuldade de escolher esse tipo de presente, e uma prateleira repleta de sugestões versáteis pode contribuir para que os indecisos encontrem o produto perfeito.

2.5. Ofereça um atendimento diferenciado

Como destacamos, sua equipe deve estar preparada para a campanha de Natal. Eles são os principais responsáveis por garantir uma ótima experiência de compra.

Por isso, tenha em mente que o atendimento é um ponto-chave para o sucesso das suas ações comerciais. Ofereça soluções rápidas, atendimento personalizado e aproveite para encantar e fidelizar esses clientes.

2.6. Esteja presente no meio digital

Para quem ainda não está no meio digital, a campanha de vendas de final de ano pode ser uma oportunidade de ouro para começar a atuar online.

Use as redes sociais para compartilhar postagens e conteúdos direcionados aos seus consumidores. Compartilhe ofertas e cupons de desconto para seguidores, crie promoções e amplie o alcance e a visibilidade da sua loja.

2.7. Crie promoções especiais

As promoções também são consideradas uma dica-chave no aumento das vendas. Há uma série de ideias que podem ser implementadas. Vale a pena considerar estratégias que visem atrair o interesse de consumidores, especialmente pela praticidade e pelo custo. Alguns exemplos são:

  • criar kits especiais de presentes;
  • oferecer descontos na compra de mais de duas ou três unidades de determinado produto;
  • produzir cestas especiais de Natal;
  • disponibilizar produtos personalizados.

2.8. Coloque o estoque em dia

Nessa época, é importante que você esteja com o estoque preparado para a demanda esperada. Mantenha seu inventário organizado e tenha em mãos tudo aquilo que seu cliente vai procurar. Com esse cuidado, você otimiza as entregas e maximiza os ganhos.

2.9. Garanta que o setor de logística esteja alinhado

Dependendo do tipo de negócio e da estrutura de vendas, a atuação logística pode impactar as entregas. Quem tem e-commerce, por exemplo, sabe que o aumento do volume de vendas no final de ano pode favorecer atrasos nos envios de produtos.

Portanto, trabalhe para evitar transtornos ao consumidor: entregas fora do prazo não podem acontecer no final do ano. Dessa forma, a dica é planejar e organizar o setor de logística para que ele esteja pronto para as demandas de trabalho desse período.

2.10. Ofereça produtos a preços atraentes

Considere rever os preços dos produtos, baixando-os de maneira estratégica. Lembre-se de avaliar os valores com atenção, já que você não deve comprometer a lucratividade do seu negócio.

Equilibre a margem de lucro, pesquise os preços que estão sendo praticados pela concorrência e tente manter valores que sejam atrativos aos consumidores.

2.11. Estimule compras antecipadas

Existe uma máxima de que o brasileiro deixa “tudo para a última hora”. Na época das festividades de dezembro, observamos que, de fato, isso acontece. Os últimos dias antes das celebrações são muito movimentados.

Nesse cenário, uma ideia interessante é estimular a antecipação das compras. Faça promoções relâmpagos de Natal com prazo mais curto de duração, ofereça incentivos para quem comprar antes e outras ações pensando em persuadir para que a compra aconteça mais cedo.

3. Como as embalagens personalizadas podem funcionar como aliadas?

Além de todas as estratégias que apresentamos no capítulo anterior, há uma em especial que pode fazer toda a diferença na comunicação visual e nos resultados de suas vendas.

Se você trabalha com produtos que demandam o uso de embalagens, o final de ano pode ser uma oportunidade para personalizar esses invólucros, incluindo a temática natalina na comunicação visual do seu produto.

Detalhes podem ser incluídos na arte das embalagens, ou você pode criar uma arte especial para comemorar a época. Essa é uma estratégia de comunicação que chama atenção do consumidor e gera um interesse especial pela sua marca.

Imagine que você trabalha com produtos alimentícios usados na preparação da ceia natalina. Ao ir ao supermercado, o consumidor que busca ingredientes para a ocasião e se vê diante de uma embalagem personalizada de Natal pode se sentir mais motivado a escolher sua marca.

4. Conclusão

Como observamos, são muitas possibilidades de ações para implementar. Elas devem ser analisadas segundo as particularidades do seu negócio, sempre considerando o tipo de produto que você vende e o perfil de consumidores atendidos.

Nesse contexto, tão importante quanto colocar em prática essas ações é analisar os resultados obtidos. O uso de um sistema de gestão pode auxiliar nesse sentido, já que ele reúne dados de vendas e cria relatórios específicos com base nos critérios que você deseja analisar.

Com planejamento e conhecimento de mercado, é possível melhorar as vendas e ainda aproveitar a data comemorativa para atrair e fidelizar novos clientes.

5. Sobre a Sulprint

Há 47 anos no mercado, a Sulprint oferece soluções em embalagens para setores variados, com grande atuação na indústria alimentícia e, em menor grau, elétrica, higiene pessoal e limpeza doméstica. Atende clientes em todo o território nacional e está presente em mais de 70 países nos 5 continentes, através dos seus clientes.

Além da oferta de embalagens flexíveis como sacarias, folhas e bobinas, a empresa garante todo o suporte técnico necessário para os seus clientes. Atende diversos mercados, inclusive clientes com grande complexidade técnica, como a indústria de laticínios. Tem grande atuação e expertise no mercado alimentício.

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