Qual o impacto da qualidade de impressão nas embalagens para seu cliente?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas vezes negligenciada, a qualidade de impressão nas embalagens de alimentos é um dos fatores que tem muita importância na experiência final do cliente.

O alcance do impacto e dos cuidados que se deve ter ao lidar com essa questão é algo que precisa ser analisado com mais profundidade.

Considerando que as diversas opções do mercado tornam o público exigente e a tecnologia como agente facilitadora dessa parte operacional, é preciso considerar alguns fatores para se chegar a um resultado de qualidade.

Para ajudar você a encontrá-lo e também a entender todos os aspectos envolvidos na impressão de embalagens, listamos uma série de tópicos explicativos que abordam esse importante assunto. Boa leitura.

É uma etapa importante do processo

Embalagens de alimentos não devem ser consideradas apenas como uma necessidade operacional para conseguir entregar o produto de forma adequada, mas sim como uma etapa importante do processo.

Uma boa qualidade de impressão é fundamental para realçar aspectos relevantes da marca, como as cores escolhidas, logotipo e, até mesmo, facilitar a leitura de informações obrigatórias como a composição do produto.

Além disso, essa medida ajuda o cliente a identificar rapidamente os produtos, o que influencia positivamente nas vendas. Ações promocionais também têm o seu sucesso atrelado — em grande parte — à identificação da oferta pelo público, especialmente quando se usa embalagens especiais para esse fim.

Os testes são fundamentais

O impacto da qualidade da impressão só pode ser medido com eficiência de uma maneira: testes e mais testes. Eles podem ser divididos tanto em internos como externos.

Antes de colocar o produto no mercado é recomendável testar internamente todas as possibilidades, identificar problemas e melhorias, garantindo a entrega da melhor versão para o público final.

Os testes externos consistem em acompanhar a reação dos consumidores quanto à qualidade de impressão, indicadores que podem ser facilmente medidos via pesquisa e analisando o número de vendas.

Aspectos importantes do design

Quando falamos em embalagens de alimentos não podemos deixar de lado a importância que o design tem nesse processo de construção.

Entre os fatores mais relevantes, podemos citar alguns como:

  • contraste: a combinação de cores é importante para gerar um contraste positivo e proporcionar uma boa identidade visual;

  • truncamento: a altura adequada das barras ajuda a tornar as informações mais visíveis e facilita a leitura. Por isso, é importante ter muito cuidado e fazer testes desses parâmetros antes de botar o produto no mercado;

  • margens de silêncio: os espaços em branco entre a barra inicial e a final também influenciam na leitura, então é preciso ter atenção especial com essas margens.

Podemos afirmar que o design e a qualidade da impressão formam o cartão de visitas do seu produto, especialmente para quem ainda não o conhece. A questão visual é tão importante quanto o fator preço, servindo, inclusive, para justificar os valores cobrados.

Os clientes rapidamente identificam um trabalho cuidadoso nesse sentido, o que mostra claramente o empenho da empresa em oferecer um produto de qualidade.

Com base em todos os itens citados, a resposta final é que o impacto de uma boa qualidade de impressão nas embalagens é muito grande, influenciando nas vendas, posicionamento no mercado e na experiência do cliente.

Agora que você sabe que a qualidade da impressão exerce influência tanto na estética quanto na função operacional das embalagens de alimento e está em dúvida de como desenvolver essa importante etapa para o seu negócio, entre em contato conosco. Será um prazer apresentar as melhores soluções para os seus produtos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *