Entenda a importância do alinhamento entre gestão de estoque e de compras

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma gestão eficiente do setor de compras é importante para o desempenho da empresa, especialmente quando no seu planejamento se contemple o alinhamento correto com o estoque. Dessa forma, é possível evitar perdas de vendas, material encalhado e prejuízos com produtos vencidos ou em mau estado de conservação.

O ajuste entre a gestão de compras e de estoque também traz inúmeros benefícios para a organização, pois permite gerir seus produtos conforme as necessidades da equipe de vendas, os recursos organizacionais e até sua capacidade de espaço físico. Além disso, separamos alguns motivos que demonstram porque é importante essa sinergia. Confira!

Importância da gestão de estoque

Garantia da rotatividade do estoque

Quando o setor de compras e de estoque trabalham juntos, é possível fazer a aquisição de materiais somente quando o estoque estiver baixo ou quase esgotado. Dessa forma, a empresa evita grandes quantidades de produtos armazenados, os quais geram mais custos de armazenamento e de manutenção dos ambientes de estocagem. Ela também diminui as chances de perder produtos por vencimento ou quebra.

Ou seja, os itens que o setor de compras adquirir serão para suprir uma demanda existente do estoque, evitando que produtos não solicitados, ou não necessários, sejam comprados e encalhem.

Isso é vital em organizações que comercializam itens que se tornam obsoletos em curtos espaços de tempo, como em alguns segmentos de tecnologia. Pois, quanto mais tempo eles permanecerem armazenados, maiores as chances de perderem atratividade junto ao público.

Aumento do capital de giro

Com compras eficientes e estoques com volumes adequados de produtos, a empresa poderá ter um aumento em seu capital de giro disponível. Isso porque ela evitará imobilizar capital em estoques elevados e desnecessários.

Otimização dos lucros do negócio e diminuição de custos

Como mencionado acima, uma empresa com gestão integrada de compras e estoques reduzirá custos com manutenção e armazenamento, além da própria gestão dos produtos estocados. Dessa forma, sobrará mais dinheiro em caixa para investimentos em outras áreas, aumentando a liquidez da empresa e, consequentemente, os lucros do negócio.

Garantia de abastecimento

É importante também ressaltar que uma gestão de compras e de estoque interligada facilita o abastecimento de mercadorias, matérias-primas e outros itens para momentos de aumento no volume de vendas. Como em épocas de Natal, Páscoa, Dia das Mães e outras datas em que as vendas sobem.

O mesmo vale para situações em que materiais demorem para chegar, pois seus fornecedores estão distantes, ou o processo de compra deles seja mais difícil, levando muito tempo.

Resumindo, com essas áreas atuando em sinergia é possível estabelecer corretamente o estoque de segurança da empresa para esses cenários.

Dicas para a realização de um bom controle e planejamento de compras

Para realizar um bom controle e planejamento de compras, além de otimizar seus processos, existem algumas dicas que podem ser úteis, tais como:

  • Implementar um sistema de gerenciamento ERP com módulos integrados de gestão de compras e de estoque;

  • Promover maior aproximação entre as equipes ou profissionais responsáveis pela área de compras e pela de estocagem para que entendam melhor seus processos e, assim, contribuam com a gestão;

  • Promover o estreitamento de relações dessas duas áreas com fornecedores, pois ter parcerias confiáveis é fundamental para melhorar processos de compra, armazenamento e solucionar situações inesperadas. Se possível, integrar também processos com fornecedores para agilizá-los e evitar erros de comunicação.

Para que os benefícios acima sejam obtidos, é importante um bom planejamento estratégico que inclua a gestão de compras e de estoque, além da própria área de vendas. Pois, com a ajuda dela é possível dimensionar adequadamente o volume de estoque necessário para suportar as previsões de vendas futuras.

Agora que você já sabe da importância do alinhamento entre gestão de estoque e de compras, que tal ler o nosso post e aprender como manter seu estoque organizado?