Conheça os usos da embalagem a vácuo na indústria alimentícia
A indústria alimentícia requer vários protocolos e cuidados que devem ser observados rigorosamente visando à manutenção e conservação dos produtos comercializados.
As embalagens dos alimentos devem ser, além de atraentes ao consumidor final, com logos e design perfeitos, igualmente práticas e funcionais. Com uso crescente na indústria alimentícia, a embalagem a vácuo chegou para ficar nesse segmento de mercado.
Descubra, neste post, as principais aplicações da embalagem a vácuo, bem como as vantagens para a empresa e para o consumidor final.
O que é a embalagem a vácuo?
O embale a vácuo é um método de embalar que retira do interior do invólucro todo o ar existente. Esse procedimento garante que o produto permaneça sem contato com o ar e outras matérias por meio de uma selagem segura e eficiente que proíbe o ar retirado de retornar para dentro da embalagem.
A embalagem a vácuo é a melhor técnica de conservação de alimentos porque a maioria das bactérias e microrganismos responsáveis pela degradação da comida é aeróbica — ou seja, precisa do ar para sobreviver. Além de impossibilitar a proliferação de bactérias, a embalagem a vácuo também diminui a oxidação dos alimentos.
Quais as principais aplicações da embalagem a vácuo?
Muito utilizada na indústria, especialmente a alimentícia, a embalagem a vácuo atua diretamente na conservação dos alimentos que, por estarem isolados do contato com o ar, permanecem intactos e preservados por mais tempo.
Ainda existem dúvidas sobre quais tipos de alimentos podem ser embalados a vácuo e a resposta é: praticamente todos. Como a conservação a vácuo não requer adição de conservantes ou produtos químicos, quase todos os alimentos podem ser embalados dessa forma. Confira os tipos mais comuns de alimentos embalados a vácuo!
Grãos, castanhas, sementes e cereais
Essa categoria costuma gerar poucas dúvidas sobre como deve ser embalada a vácuo. Esses alimentos podem ser embalados in natura, triturados ou moídos. No caso das castanhas, grãos, sementes e cereais, a vantagem da embalagem a vácuo é que ela preserva o frescor e a crocância.
Frutas, verduras e legumes
Esses alimentos são muito sensíveis e, por isso, quando não embalados a vácuo, acabam apodrecendo muito rápido — o que é ruim tanto para os comerciantes quanto para os clientes. Muitas empresas gostam de fatiar as frutas e legumes para facilitar o embale e descascar para aumentar o rendimento.
Carnes, queijos, embutidos e massas
As carnes, embutidos, massas e queijos também são alimentos sensíveis que perecem muito fácil. Embora o embale a vácuo já ajude na conservação, os alimentos dessa categoria devem ser mantidos no refrigerador ou no congelador para que a sua data de validade aumente.
Quais os benefícios da embalagem a vácuo?
Todos os alimentos que estiverem na embalagem a vácuo terão a vida útil prolongada, em função do isolamento com o ar e, consequentemente, com micro-organismos, fungos e bactérias.
Antes de ser criada a embalagem a vácuo, as pessoas utilizavam outros métodos para conservar os alimentos, como a secagem, a defumação, a desidratação, a refrigeração e o congelamento.
O surgimento dessas técnicas foi muito importante para a humanidade e até hoje elas são usadas dentro das empresas alimentícias e no mundo gastronômico, entretanto, nenhuma delas se iguala ao vácuo. Todas as formas de conservação citadas acima alteram as características dos alimentos.
Com o embale a vácuo não apenas a validade é estendida, como também a qualidade em si dos alimentos é melhor preservada. Assim, textura, sabor, cor, peso, frescor e apresentação são mais evidentes em alimentos conservados nesse tipo de embalagem.
Quais as vantagens para a empresa?
A empresa que utiliza embalagem a vácuo conserva melhor seus produtos, tornando-os mais atraentes aos olhos do consumidor. Esses produtos também ficam mais visíveis, já que as embalagens normalmente são transparentes, o que aguça o desejo na hora da compra.
Todo o manuseio do produto se torna mais seguro, pois o isolamento produzido evita a contaminação, ou seja, maior segurança e higiene!
O aumento da vida útil dos alimentos é extremamente interessante para a empresa, uma vez que evita os desperdícios no estoque e as perdas no transporte e na comercialização. Nesse sentido, até mesmo o alcance de distribuição dos produtos é sensivelmente aumentado.
Outra vantagem interessante é que os produtos que tem a embalagem a vácuo não sofrem com o processo de evaporação, permanecendo com o mesmo peso até o cliente final.
Por fim, vale dizer que o processo de embale a vácuo diminui o tamanho do produto, o que resulta na otimização do espaço. Essa característica é muito importante para as etapas de armazenamento e transporte.
Quais as vantagens para o consumidor final?
Em um mercado cada vez mais exigente e preocupado com questões nutricionais, produtos de qualidade que demonstrem preocupação com a conservação dos alimentos, tanto no quesito de conservação como na própria manutenção dos nutrientes essenciais, certamente terão a preferência do consumidor.
Ademais, a embalagem a vácuo assegura menor desperdício e maior economia, já que possibilita o fracionamento dos produtos em porções menores que poderão ser consumidas em uma única vez, atendendo inclusive as pessoas que moram sozinhas.
Se você é o tipo de pessoa que não tem muito tempo para cozinhar por ter uma rotina bem corrida, então os alimentos embalados a vácuo podem ser seus grandes aliados. Muitas carnes, grãos e massas embalados a vácuo já vem cozidos ou pré-cozidos, o que facilita muito o preparo.
Outro benefício bastante atrativo é o fato de que esse tipo de acondicionamento pode reduzir ou até mesmo eliminar o uso de conservantes, como já foi citado. Isso é muito bom para a nossa saúde.
Quanto tempo dura um alimento embalado a vácuo?
Os alimentos que são higienizados e que passam por uma máquina seladora tem sua validade de 3 a 5 vezes maior do que se fossem apenas conservados na geladeira. Os alimentos que são cozidos antes de passarem pelo embale a vácuo duram ainda mais. A validade depende de cada alimento, portanto, não se esqueça de checar o prazo de vencimento no rótulo de cada produto.
Resta dizer, depois de todos os aspectos mencionados, que a embalagem a vácuo é uma técnica importante a ser introduzida na comercialização de produtos alimentícios e, por isso, é imperiosa e imprescindível a necessidade de contratar uma empresa qualificada para cuidar do fornecimento desses materiais.
Gostou deste texto? Quer saber mais sobre os tipos de embalagens e quando cada uma delas deve ser usada? Então, baixe já o nosso e-book e entenda tudo sobre o assunto!