Conheça as 8 vantagens da adoção de embalagens stand up pouch

Tempo de leitura: 7 minutos

A QUEM FOR PUBLICAR ESSE CONTEÚDO: atente-se que o texto dessa pauta não deve ser postado automaticamente pela funcionalidade da plataforma. Você deve atualizar o texto já postado (no link acima) com o novo conteúdo, sem mudar o link. Qualquer dúvida, só dizer nos comentários ou pelo chat da plataforma.

—————————————————

Você sabe o que são as embalagens stand up pouch? Talvez não esteja reconhecendo o nome, mas existe uma grande chance de que você já tenha visto algumas delas nas prateleiras do varejo.

Não é à toa que empresas do mundo inteiro a vêm adotando como sua principal opção em embalagens. Ela é uma das soluções mais inovadoras para envasamento de produtos e que ganha cada vez mais adeptos. 

As embalagens stand up pouch proporcionam vantagens para toda a cadeia de produção, distribuição e exposição. Em outras palavras, elas são sinônimo de economia e preocupação com o meio ambiente.

Suas vantagens incluem a sustentabilidade, a facilidade de transporte, a redução de custos e a versatilidade para acondicionar diferentes tipos de produtos, sólidos ou líquidos. Além disso, permitem a inclusão de acessórios para facilitar o consumo e o aproveitamento, bem como para preservar a integridade do produto.

Essas e outras características a tornam uma ótima solução em embalagem flexível. Quer saber mais sobre ela? Contamos, a seguir, 8 vantagens que colocam a embalagem stand up pouch à frente de outras opções, para qualquer tipo de empresa. Confira:

1. Contribui para que o produto ganhe destaque

Uma das vantagens que tornam a embalagem stand up pouch uma escolha perfeita para quem expõe seu produto em pontos de venda é o ganho de visibilidade nas gôndolas. Por ficar em pé na prateleira e ter formato flexível, esse tipo de recipiente permite expor mais frentes da mercadoria em um mesmo espaço. Isso garante que sua marca esteja ainda mais presente para o consumidor.

2. Tem a produção mais rápida e personalizada

A rapidez com que uma empresa recebe suas embalagens afeta diretamente sua capacidade produtiva. Dependendo do modelo escolhido, as embalagens stand up pouch garantem uma economia considerável de tempo para a produção, o que permite um escoamento muito mais eficiente da mercadoria.

Mas, talvez, esse não seja o maior problema da empresa e é aqui que a versatilidade desse tipo de embalagem a coloca muito à frente das concorrentes.

Dependendo das necessidades da companhia, é possível personalizá-las de várias formas: desde dimensões diferenciadas até a implementação de acessórios específicos (como bicos e zíper para vedação).

3. Necessita de menos matéria-prima e energia

É na hora da produção que as embalagens stand up pouch se mostram a melhor forma de aliar ganho financeiro, preocupação ambiental e sustentabilidade. Esse tipo de embalagem gasta 85% menos plástico do que as soluções rígidas mais tradicionais.

Quando a empresa opta por stand up pouches, automaticamente, diminui o descarte de lixo na natureza e reduz o consumo de energia na produção. Esse aspecto tem se tornado bastante importante, pois a clientela está cada vez mais atenta ao meio-ambiente.

Não é à toa que a procura por embalagens leves e sustentáveis, bem como por refis, aumenta ano após ano. Trata-se, afinal, de uma economia de dinheiro e dos recursos naturais do nosso planeta!

4. Ocupa menos espaço

Não é só na gôndola que a mercadoria embalada com stand up pouch economiza espaço. Ao contrário de embalagens rígidas que ocupam muito espaço, sua natureza maleável permite que a empresa mantenha depósitos menores, uma quantidade menor de maquinário e menos funcionários para manusear o produto.

Isso nos leva, ainda, à facilidade no transporte. Por utilizar muito menos espaço do que seus equivalentes em plástico rígido ou vidro, além de ser flexível e adaptável, oferece sensível melhora nos custos com a logística.

Apenas um caminhão é capaz de transportar a mesma quantidade do produto que 25 caminhões com embalagens rígidas. Com menos viagens, aumentam a economia e a flexibilidade de distribuição, enquanto o desperdício de mercadoria diminui.

5. É vantajosa para o cliente

Stand up pouches são práticas tanto para o produtor quanto para o consumidor. Com a quantidade de acessórios e formatos disponíveis, é possível usá-las como recipiente para todo tipo de produto, seja ele sólido, viscoso ou líquido.

Bicos dosadores e zíperes permitem lacrar a embalagem depois de aberta, para conservar o produto e permitir que o manuseio seja seguro por qualquer pessoa. Isso ajuda a aumentar a percepção da marca, como uma escolha confiável e segura.

6. Oferece flexibilidade de opções

O produtor ou envasador tem muitas opções.

Ele pode, por exemplo, adquirir os pacotes para apenas envasar e selar os pouches. A grande vantagem desse modelo é a flexibilidade de poder trocar de tamanhos e formatos, bem como ter poucas perdas e maior eficiência em produções menores.

Os equipamentos têm preço reduzido, mas a produtividade é menor e o custo dos pacotes pré-formados, maior.

Outra opção é transformar o pacote na linha de envase, quando as embalagens vêm no formato de bobinas. Com isso, é possível aumentar a produtividade com um custo menor por embalagem. Nesse caso, porém, as perdas em pequenas produções são maiores e os equipamentos mais caros. A flexibilidade na troca de tamanhos e formatos é baixa.

A produtividade pode variar, ainda, quando acessórios como bicos dosadores ou zíperes são agregados ao stand up pouch. É fundamental, então, que o produtor ou envasador avalie o cenário, para optar pela melhor relação entre custo e produtividade para a organização, quando for adquirir o maquinário.

Essa versatilidade permite envasar uma ampla variedade de produtos:

  • alimentos líquidos e viscosos: salmoura, molhos, refrescos e similares;
  • alimentos sólidos: grãos, castanhas, doces e confeitos;
  • higiene: sabonetes líquidos, xampus, condicionadores e afins;
  • itens fracionados: café em pó ou solúvel, farinhas, cereais, frutas desidratadas, queijo ralado, grãos moídos ou em flocos e, até, sabão em pó.

7. É mais sustentável

Uma empresa não deve ter consciência ambiental apenas para passar uma boa imagem. Cuidar do meio ambiente significa cortar custos e criar um ciclo de desenvolvimento sustentável, que garanta o aumento da produção no futuro.

Gastando menos material para ser produzida, a embalagem stand up pouch produz menos resíduos ao ser descartada. Ao optar por essa solução, a empresa usa e descarta menos plástico, garantindo que terá sempre o que precisa para continuar crescendo.

8. Reduz custos e agrega valor

A redução de custos ocorre em diferentes momentos: desde a matéria-prima (quando comparada aos similares em plástico rígido ou vidro) até o transporte (já que são acondicionados em bobinas ou pacotes planos, economizam espaço e reduzem os custos de logística e armazenamento).

Além disso, o stand up pouch agrega valor aos produtos graças a suas características:

  • permanece, convenientemente, em pé na prateleira;
  • é sustentável, versátil e conveniente para o consumidor final;
  • os acessórios usados facilitam a abertura e o fechamento, o que aumenta o aproveitamento do produto.

Essas são apenas algumas vantagens para a empresa que escolhe usar as embalagens stand up pouch em sua mercadoria. Por serem tão versáteis, é possível descobrir diversos novos usos ao adequá-la às necessidades de um modelo de negócio.

E a sua empresa, como poderia se beneficiar ao apostar nesse tipo de embalagem? Se você está interessado em aumentar a praticidade, economia e responsabilidade no manuseio e venda do seu produto, saiba mais sobre embalagens sustentáveis e comece a planejar agora uma mudança na sua cadeia produtiva!

O que achou deste conteúdo? Se você quiser saber mais sobre embalagens stand up pouch, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *