Como tornar o relacionamento com fornecedores mais produtivo?

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Interações comerciais no meio empresarial não se restringem ao trato com os clientes. Muito pelo contrário, para manter um bom processo produtivo, é necessário também manter um ótimo relacionamento com fornecedores. Afinal de contas, eles são parte vital do seu negócio.

Separamos algumas dicas de como tornar essa relação mais produtiva para ambas as partes. Confira:

Crie um padrão entre seus fornecedores

Lidar com diferentes fornecedores pode trazer algumas complicações, como diferentes níveis de controle de qualidade, falhas técnicas ou mesmo problemas de atendimento. Você não precisa alterar o modo como cada fornecedor trabalha, pois esse não é seu papel. Mas a dica aqui é dar preferência para aqueles que melhor se adequam à filosofia de trabalho da sua empresa.

Crie uma planilha comparativa entre pelo menos três fornecedores diferentes de cada setor. Nela, liste os pontos que sua empresa não deve abrir mão na hora de contratar um fornecedor. Assim, é mais fácil manter um padrão de qualidade entre as diversas empresas subcontratadas, garantindo um bom serviço à sua companhia e ao cliente final.

Pense em seus fornecedores como parceiros, não concorrentes

A relação com fornecedores vem mudando. Antes vistos como concorrentes, que buscavam apenas lucrar com eventuais descuidos de seus clientes, os fornecedores devem ser encarados como parceiros no processo produtivo.

Um bom fornecedor está aberto a sugestões e adaptações para melhor servir sua empresa, mantendo a curva de qualidade sempre ascendente. Portanto, é vital considerar não apenas o preço envolvido no serviço, mas principalmente a qualidade e disponibilidade do seu fornecedor.

Felizmente, com a crescente qualidade dos serviços prestados e o aumento da concorrência, um fornecedor de sucesso estará sempre pronto para apresentar um trabalho de grande qualidade.

Divulgue materiais da sua empresa

Uma boa maneira de fazer com que seus fornecedores entendam os valores e prioridades da sua empresa é criar e divulgar alguns materiais com esse conteúdo. Criar vídeos, apresentações, webinars, cursos e seminários é uma boa ação de planejamento para disseminar a maneira como sua empresa trabalha. Para isso, mantenha um blog atrativo e constantemente atualizado.

Essa estratégia também é importante para fazer com que tanto seus fornecedores quanto seus clientes se sintam valorizados. Afinal, uma empresa que busca agregar conhecimento para os envolvidos no seu processo produtivo, tem potencial de angariar mais investimentos e clientes.

Pense em longo prazo

Um bom relacionamento com fornecedores tende a render frutos. Porém, só serão observados em longo prazo. Por isso, é importante ser criterioso na escolha do seu time de fornecedores para que o processo produtivo da sua empresa se mantenha em uma crescente qualidade, gerando lucros para todas as partes.

Vá além dos simples orçamentos, fugindo dos atrativos de baixos preços e analise a fundo os profissionais envolvidos no serviço prestado pelo seu fornecedor. Caso ele se adapte às exigências de sua empresa e possua um preço competitivo, provavelmente será a melhor escolha. Lembre-se: fornecedores de qualidade agregam valor ao seu produto final!

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