Vantagens e desvantagens dos filmes laminados com alumínio

Tempo de leitura: 2 minutos

As embalagens flexíveis são utilizadas de diversas formas e combinações, como também para diferentes aplicações, tanto em indústrias alimentícias, como farmacêuticas, químicas, entre outras. Nesses diferentes ramos industriais, é possível encontrar muitas embalagens com alumínio, entre elas, o filme laminado.

O filme laminado com a folha de alumínio é bastante utilizado na área de alimentos, onde é visto em saches de café, sacos de erva-mate, tampas de iogurte, sacos de sementes… ou seja, normalmente onde há necessidade de altas barreiras.

Diante disso, destacamos as vantagens e desvantagens dos filmes laminados com a folha de alumínio.

Lembrando que, há os filmes laminados metalizados, onde também possui alumínio, no entanto, é o “vapor” de alumínio que adere em uma superfície de filme como PET, BOPP; e os filmes laminados com a folha de alumínio, na qual, uma folha de alumínio é unida com outros filmes plásticos, como PET, PE.

Vantagens

  • Os filmes laminados com alumínio são os que possuem as barreiras mais altas, ao comparar-se com os demais filmes flexíveis e outras combinações de estruturas.
  • Barreiras à luz, vapor de água, gases e aromas, são algumas das oferecidas pelo alumínio, garantindo uma maior vida útil ao alimento, e preservação das qualidades naturais do mesmo. É também impermeável à gordura.
  • É utilizado bastante em embalagens à vácuo, devido ao boa barreira.
  • É resistente à temperatura, podendo ser embalado produtos congelados ou quentes.
  • As embalagens produzidas com a folha de alumínio são atrativas e com brilho, o que chama atenção dos consumidores finais.
  • Facilita a abertura de embalagens quando as mesmas são abertas através de rasgos programados.

Desvantagens

  • Alto custo: apesar de todos os benefícios em questões de barreiras, o alumínio tem um custo elevado, aumentando assim, o custo do produto final. Devido a isso, muitas empresas optam por um filme metalizado.
  • Reciclagem: Na forma de filme laminado, a reciclagem do alumínio ainda é um ponto crítico de sua utilização, já que a separação das camadas é um pouco mais difícil, mas mesmo assim, já há várias alternativas.
  • Microfuros: pode ocorrer microfuros originados na fábrica ou pelo próprio manuseio, desta forma, as barreiras podem ser afetadas.

 

Gostou do nosso post? Para conversar com nossos consultores acesse o link Falar com Consultor!

e-Book: Saiba como o design de embalagens pode ajudar no processo de vendas e marketing. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *