Tecnologias de embalagens para lácteos: você já conhece?

Tempo de leitura: 6 minutos

A embalagem é um fator de extrema importância para a qualidade do alimento ou da bebida láctea. Portanto, além das inovações nos produtos, as empresas precisam investir na inovação das embalagens a fim de garantir a conservação.

Muitas embalagens inovadoras têm o poder de revolucionar o mercado como, por exemplo, a embalagem cartonada — em companhia do processo térmico de ultrapasteurização (UHT) —, que permitiu que o leite fosse distribuído para cidades que ficavam distantes dos centros de produção.

De fato, esse é um mercado que está em constante expansão e sempre buscando qualidade nos produtos, visto que os consumidores estão cada vez mais exigentes.

A inovação das embalagens de alimentos é essencial para garantir o frescor, a qualidade e a conservação dos produtos, principalmente quando falamos de alimentos e bebidas lácteas. As diferentes tecnologias também podem impactar no processo e nos ganhos para a indústria!

Conheça, então, algumas dessas tecnologias de embalagens para lácteos!

Embalagem cartonada

Como já mencionamos no texto, essa tecnologia favoreceu as indústrias de alimentos, pois houve uma grande mudança na distribuição dos lacticínios — mais precisamente do leite, que pode ser transportado para longas distâncias.

Isso aconteceu porque a embalagem garante proteção suficiente para que a qualidade do produto se mantenha por um longo prazo, sem precisar de refrigeração.

Essa é uma embalagem que está presente no nosso dia a dia. Podemos encontrá-la em iogurtes, creme de leite, leite condensado, sucos e, claro, no leite. São diversos benefícios que esse tipo de embalagem proporciona, tais como:

  • transporte fácil e economia de combustível (embalagens leves, que ocupam um pequeno volume);
  • bloqueio da entrada de odores;
  • alimento livre de bactérias (embalagem hermeticamente fechada com ultrapasteurização);
  • facilidade de armazenamento.

Embalagem PET Injetado

Esse tipo de embalagem foi desenvolvido para criar uma diferenciação das cartonadas. E é importante ressaltar que os consumidores tiveram uma boa aceitação em relação ao produto, já que o design do frasco se parece muito com as antigas garrafas de vidro.

A vantagem desse tipo de embalagem é que ela se adéqua ao formato das mãos, o que facilita muito o seu manuseio.

Outro benefício é o fato de que o produto, ao ser servido, não derrama, evitando o desperdício. Sem contar que essa embalagem consegue resfriar mais rápido, além de poder ser levado ao micro-ondas. Muita praticidade, não é mesmo?

Embalagem Mixpack

Essa embalagem tem dois compartimentos, para que a água e o leite em pó permaneçam separados. Assim, ao romper o selo interno que os separa, o consumidor poderá misturá-los facilmente.

Nesse sentido, ela contribui tanto para a redução de custos quanto para a sustentabilidade, já que reduz o peso geral do produto e, consequentemente, diminui o consumo de combustíveis — o que é essencial para o meio ambiente.

Embalagem Infini

Trata-se da garrafa mais leve do mundo. Ela pesa 32 gramas apenas — o que é 20% mais leve que a padrão — e tem capacidade para 2,27 litros.

Diante disso, muitos podem pensar que a resistência dessas garrafas é menor, mas isso não é verdade. A empresa britânica Nampak Plastics fez um teste arremessando-as de um helicóptero com paraquedas, o que mostra que elas aguentam fortes impactos.

Embalagem PET

Em produtos lácteos, principalmente iogurtes, as aplicações incluem base para os frascos e bandejas, entre outros. Para a selagem/fechamento das bandejas pode ser utilizado um filme laminado com PET.

Easy Open

O filme Easy Open, foi desenvolvido pela empresa Sulprint, com o propósito de selar copos e frascos de polietileno. Ele é isento de parafina e similares em sua composição.

O seu maior diferencial é a força de selagem de 10 a 15 N, o que garante maior flexibilidade na compra de potes ou garrafas, visto que é compatível com diversas blendas de polietileno — além de os custos serem mais acessíveis.

O filme Easy Open tem em sua composição um componente para selagem que possibilita menor consumo de energia e melhor acabamento na selagem.

Embalagem de pouch

Essa é uma embalagem flexível para lácteos. Seu sistema conta com bico e tampas e é produzido com certificação BRC (British Retail Consortium). Ou seja: é uma embalagem que prioriza a higiene e a segurança alimentar.

São muitas as vantagens da embalagem pouch para o consumidor, como:

  • possibilidade de consumir todo o produto, evitando desperdício, pois é uma embalagem squeezable (espremível);
  • alternativa de refechar a embalagem;
  • possibilidade de consumo até em movimento.

E uma grande vantagem dessas inovações é a facilidade de manuseio, especialmente para pessoas com algum tipo de deficiência motora.

Nas embalagens à vácuo com tecnologia de abertura fácil, basta destacar uma parte para ter acesso ao produto. Assim, aqueles que têm abertura e refechamento acabam sendo mais práticos ainda, e são as tendências para o futuro.

E não se deve esquecer que a sustentabilidade é um diferencial para essas inovações, pois os consumidores estão cada vez mais conscientes e informados. Portanto, todas essas tecnologias vão agregar vários benefícios às suas vidas.

Enfim, o dia a dia cada vez mais movimentado e a busca por novas experiências de consumo exigem que as empresas inovem e busquem por produtos diferenciados. Afinal, nesse mundo tão globalizado, é preciso atender às demandas do consumidor e garantir que a empresa esteja inserida em um contexto de sustentabilidade, certo?

A embalagem é um fator de extrema importância para a qualidade do alimento ou da bebida láctea. Portanto, além das inovações nos produtos, as empresas precisam investir na inovação das embalagens a fim de garantir a conservação.

Muitas embalagens inovadoras têm o poder de revolucionar o mercado como, por exemplo, a embalagem cartonada — em companhia do processo térmico de ultrapasteurização (UHT) —, que permitiu que o leite fosse distribuído para cidades que ficavam distantes dos centros de produção.

De fato, esse é um mercado que está em constante expansão e sempre buscando qualidade nos produtos, visto que os consumidores estão cada vez mais exigentes.

A inovação das embalagens de alimentos é essencial para garantir o frescor, a qualidade e a conservação dos produtos, principalmente quando falamos de alimentos e bebidas lácteas. Conheça, então, algumas dessas tecnologias de embalagens para lácteos!

Então, gostou do texto sobre as tecnologias de embalagens de alimentos? Aproveite para assinar a nossa newsletter e receber em sua caixa de entrada todas as nossas atualizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *