Smart packaging: qual é o futuro da embalagem?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você preza pela melhoria contínua dos produtos e aposta no potencial sustentável, então deve conhecer o conceito de Smart Packaging. Essa nova tendência se caracteriza pela introdução de tecnologias avançadas para reformular a interface convencional das embalagens, garantindo uma abordagem responsável com ênfase na experiência dos usuários.

Pensando nisso, este post reúne alguns benefícios dessa abordagem para mantê-lo atualizado. Confira:

Conheça a funcionalidade

O conceito de Smart Packaging é composto pela união de duas abordagens: Active Packaging e Intelligent Packaging.

Active Packaging trata da relação com o conteúdo do produto, propondo melhorias na funcionalidade para prolongar a sua vida útil. Para isso, usa componentes que preservam a qualidade e garantem a segurança, como controladores de tempo, temperatura, umidade e oxigênio.

Intelligent Packaging, por sua vez, foca na usabilidade, aplicando recursos que permitam uma interação eficaz com seus clientes em diversos níveis. Seu objetivo é fornecer informações específicas como o estado de conservação, instruções de uso, histórico de manufatura.

Saiba algumas aplicações

Na indústria já são empregados materiais com ação antimicrobiana para evitar a degradação acelerada de alimentos frescos, como frios e laticínios. Esse princípio também é aplicado em embalagens farmacêuticas e cosméticos, assim como para prevenir o crescimento de mofo em colchões.

A realidade aumentada integrada a dispositivos móveis serve para fornecer informações detalhadas sobre o produto. Essa estratégia permite reduzir o conteúdo do rótulo das embalagens, tornando mais limpa e atrativa.

Já é possível encontrar também indicadores visuais que sinalizam o prazo de validade através de adesivos inteligentes que se conformam de acordo com o produto. Os adesivos que mudam de cor podem servir para apontar também o histórico de conservação do produto, como dados de temperatura ao longo do período acondicionado.

Entenda a indústria de Smart Packaging

O potencial crescimento do consumo de alimentos processados impacta diretamente na difusão deste novo conceito. Isso porque além de acondicionar os alimentos, as empresas preocupam-se cada vez mais em garantir um diferencial competitivo.

Ao trabalhar novas tecnologias de conservação, a Smart Packaging atende um novo perfil de consumo. O foco na prolongação da vida útil dos alimentos preserva suas características intrínsecas ligadas ao sabor, textura, aparência e aroma. Além disso, também garante uma vantagem econômica em locais onde o custo do transporte ou da matéria prima é muito alto.

Ainda não há uma aplicação em larga escala dessas embalagens devido ao custo da tecnologia agregada e ausência de regulamentações que incentivem sua produção. No entanto, estima-se que esse cenário deve ser alterado nos próximos anos.

Fique por dentro das tendências para o futuro

As pesquisas sobre novos componentes ativos, nanotecnologia e processos de fabricação permitem o aprimoramento de soluções de Smart Packaging. Quando empregadas apropriadamente, elas representam oportunidades potenciais para o desenvolvimento sustentável.

Com o rastreamento vinculado a essas tecnologias, também é possível proteger a sua marca e transportar os produtos em segurança, contribuindo para um gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos

Agora que você aprendeu um pouco sobre Smart Packaging, que tal continuar recebendo novidades como essa? Assine a nossa newsletter e receba os conteúdos publicados em primeira mão!