Qual a importância da embalagens em produtos alimentícios?

Tempo de leitura: 3 minutos

A embalagem é um elemento-chave para o sucesso dos alimentos no mercado, no que tange às suas vendas, e é uma das responsáveis pela comunicação entre a marca e o consumidor final. Mais do que um mero invólucro para os produtos alimentícios, a embalagem também desempenha um papel importante na proteção e na melhor conservação dos alimentos e seus nutrientes, protegendo-os contra adversidades e fenômenos climáticos que reduzem a vida útil dos mesmos.

Embalagens são desenvolvidas para que mantenham a integridade total do bem alimentício, escoltando-o na sua distribuição e afiançando seu prazo de validade. Pode-se dizer que o uso da embalagem adequada é praticamente uma questão de saúde pública, visto que ela é grande responsável pela preservação e qualidade nutricional dos alimentos.

Quer saber mais sobre a efetiva importância das embalagens em produtos alimentícios? Então dê uma olhada nos tópicos abaixo!

A importância da embalagem dentro da logística

Uma boa embalagem pode ser pensada para interagir com todas as funções da logística: armazenamento, manuseio, movimentação dos itens e principalmente o transporte. Através desta interação é possível conseguir redução de custos, de tempo na entrega final dos produtos, de perdas e, é claro, o aumento do nível do serviço prestado ao cliente.

Estoque e transporte

Na maior parte dos casos, é na movimentação dos estoques e na troca de modal de transporte que as embalagens mais sofrem impactos, o que pode causar danos aos produtos alimentícios. Isso acarreta em grandes perdas e até mesmo na difamação da marca, já que os produtos adquiridos no mercado podem chegar comprometidos à mesa do consumidor final.

Investir em uma embalagem inteligente, feita com bons materiais, desenvolvida exclusivamente para a proteção do produto durante esse processo de logística, pode proporcionar melhorias até na utilização do espaço de estoque e transporte. Além disso, é importante verificar o ambiente dentro dos quais os itens serão transportados, já que cada modal traz uma característica própria, que demanda cuidados bem específicos.

A embalagem e a durabilidade dos produtos

É a embalagem uma das principais responsáveis também pela chamada “vida de prateleira” do produto — ou seja, o tempo decorrido desde a produção até o consumo efetivo, durante o qual os alimentos apresentam qualidade satisfatória em termos nutricionais, sensoriais e microbiológicas.

A embalagem tem importante função para a durabilidade dos produtos, pois irá proteger e conservar o alimento, evitando a contaminação por micro-organismos, insetos, animais, metais, entre outros casos, e mantendo sua integridade.

Todas essas propriedades têm como objetivo final a segurança alimentar do consumidor, por isso a escolha deve ser apropriada para cada tipo de alimento. Pensar nas embalagens como um item que gera benefícios nos custos finais é algo cada vez mais requisitado e valorizado no mercado. Por isso, procure por empresas que desenvolvam embalagens sob medida.

A SulPrint Embalagens é uma empresa que busca ótimas soluções em recipientes e invólucros, que agreguem valor ao produto e segurança aos seus clientes. Com mais de 38 anos de mercado, a empresa atende todo o território nacional e está presente em mais de 70 países. Se você procura um diferencial de embalagens para o seu negócio, faça contato com um consultor da Sulprint.

Caso você continue com alguma dúvida, escreva para a gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *