O que são Embalagens Flexíveis Metalizadas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Embalagens Flexíveis Metalizadas são embalagens transparentes que passaram pelo processo de metalização de filmes, vamos entender melhor neste artigo.

A principal função de uma embalagem é a de proteger o produto. Essa proteção é baseada tanto em danos físicos e mecânicos, como também em barreira, a qual impede que fatores externos possam afetar o produto. A metalização na embalagem tanto serve como barreira como é muito utilizada devido aos aspectos visuais que proporciona à embalagem, como brilho e aparência metálica, chamando a atenção dos consumidores diretamente na gôndola.

Mas a final, o que é metalização? Para o que serve?

A metalização é o depósito de uma camada do metal alumínio sobre o filme, que contribui como barreira à oxigênio, à vapor d’água, à vapores orgânicos e a luminosidade, que são de extrema importância para vários produtos, pois podem comprometer diretamente a qualidade do mesmo, como características sensoriais, visuais e nutritivas.

Esse depósito ocorre em máquina com sistema à vácuo. Essa remoção de atmosfera contribui para a vaporização do alumínio, uma vez que a transferência se dá pelo derretimento de um fio de alumínio, que é vaporizado para a superfície do filme a ser metalizado, e com o auxílio de uma cilindro resfriado, permanece fixado no filme. Desta forma, todo o material, é desbobinado e posteriormente embobinado novamente já com a metalização.

Os materiais flexíveis mais utilizados no processo de metalização são o PET e o BOPP, que ao comparar-se os mesmos com o depósito de alumínio, e sem, percebe-se grande diferença nas barreiras de TPVA (Taxa de permeabilidade de água) e TPO2 , como pode ser observado na tabela abaixo.

Filmes

TPVA (gH2O/m²/dia)

TPO2 (cm³O2/m²/dia)

PET transparente 17 g/m²

40

110

PET metalizado 17 g/m²

1,5

1,5

BOPP transparente 18 g/m²

7,5

2900

BOPP metalizado 18 g/m²

0,5

100

 

A escolha do material depende muito da necessidade, pois deve-se levar em conta tanto o produto a ser embalado como também, o tipo de envase que será feito. As estruturas mais utilizadas com filme flexível metalizado são: PET metalizado + PE, BOPP metalizado + PP, PET + PET metalizado + PE, BOPP + PET metalizado + PP, BOPP + BOPP metalizado, PET + BOPP metalizado, BOPP metalizado. No caso de necessidade de torção, se utiliza o PPT metalizado com impressão externa, como é o caso de balas e pirulitos.

Principais Aplicações

Embalagens metalizadas são utilizadas em diversos tipos de produtos, como café, biscoitos, picolés, erva-mate, chocolates, balas, achocolatados, produtos químicos e farmacêuticos, entre outros. Esse range de produtos é justamente pelo fato de poder ser utilizada tanto em embalagens monocamada, como em estruturas de multicamadas, agregando valor devido as barreiras proporcionadas e o aspecto visual.

Vantagem das Embalagens Metalizadas

A Embalagem Metalizada é muito utilizada visando a substituição da folha de alumínio, já que as barreiras são suficientes. Além de ter o custo mais baixo, o descarte do mesmo se torna mais viável, pois como a camada de alumínio aplicada é baixa, cerca de 1/120 de espessura ao comparar-se com de uma folha de alumínio 6 micras, ela pode ser reciclada juntamente com o material flexível na qual foi introduzida, no caso o PET ou BOPP, contribuindo para o meio ambiente.

Diante disso, é possível afirmar que as embalagens metalizadas, trazem vantagens tanto para o consumidor, como também para o fabricante do produto, seja na questão comercial, econômica ou ambiental.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *