O que é e qual a importância do certificado NBR ISO 9001?

Tempo de leitura: 3 minutos

A implantação do certificado NBR ISO 9001 tem grandes impactos sobre todas as atividades de uma empresa, resultando em melhorias que aumentam o diferencial competitivo e fortalecem a imagem e reputação organizacionais.

No artigo de hoje, vamos apresentar quais requisitos devem ser cumpridos para que a empresa tenha o selo NBR ISO 9001 e quais são as vantagens e benefícios dessa conquista para o negócio. Confira:

Entenda o que é o certificado NBR ISO 9001

A NBR ISO 9001 faz parte de um conjunto de normas internacionais que aplicam a gestão de qualidade a todos os processos de uma empresa, não importando o porte e o segmento no qual a organização atue.

Embora determine direcionamentos específicos para padronizar a linha de produção, as instalações, a logística, a gestão de pessoas e todas as demais atividades da companhia, o objetivo principal da norma ISO 9001 é garantir a satisfação dos clientes que se beneficiam dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Atualmente, cerca de 1 milhão de empreendimentos, em mais de uma centena de países já possuem a certificação. No Brasil, a norma ISO é vinculada à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que fiscaliza os procedimentos tecnológicos, físicos e humanos determinados pela ISO 9001.

Trata-se de uma série de requisitos, sem os quais as empresas não conseguem a certificação, conforme explicaremos agora.

Exigências as empresas devem cumprir

De maneira geral, a NBR ISO 9001 determina que as empresas devem cumprir todas as normas estipuladas pelos órgãos regulamentadores do seu segmento, de acordo com a legislação de cada país.

Além disso, a norma exige que o sistema de gestão de qualidade da empresa seja estabelecido, documentado, implementado e mantido por meio de um planejamento estratégico que identifique todos os processos necessários para efetivar o sistema de qualidade, definindo:

  • os pontos de intercessão entre esses processos;

  • os recursos econômicos, físicos e humanos necessários para execução;

  • os métodos de controle e monitoramento dos processos.

  • as ações corretivas para garantir a melhoria contínua.

Para possuírem o selo ISO, além de cumprirem as exigências determinadas pela norma, as empresas são submetidas a auditorias periódicas, realizadas por instituições independentes, a fim de garantir a autenticidade e a sustentabilidade de todos os procedimentos.

De fato, a implementação da NBR ISO 9001 é uma tarefa que exige grandes esforços por parte das empresas. Entretanto, uma vez consolidada, a certificação confere inúmeros benefícios à organização, tanto materiais quanto imateriais.

Vantagens da NBR ISO 9001

A primeira vantagem para as empresas é o aumento da produtividade, tornando a organização mais eficiente à medida que otimiza os procedimentos operacionais e diminui o desperdício na produção.

Isso gera um ciclo positivo de melhorias que se reflete no aproveitamento do tempo, na valorização e capacitação da equipe e no alcance de melhores resultados financeiros.

Além disso, firmar parceria com fornecedores que possuam o certificado NBR ISO 9001 pode ampliar as vantagens da norma para a empresa contratante, agregando valor aos produtos e estabelecendo relações comerciais respaldadas pelo selo ISO.

Assim, as empresas que apresentam o certificado ISO 9001 alcançam o respeito do mercado e a confiança dos clientes, consolidando-se como uma referência em qualidade e conquistando credibilidade perante todos os seus públicos, incluindo funcionários e fornecedores.

O certificado NBR ISO 9001 faz parte de um sistema internacional de gestão de qualidade, que padroniza as atividades e processos, com foco na satisfação dos clientes. Os benefícios dessa certificação se refletem positivamente na imagem e na reputação organizacionais, aumentando o diferencial competitivo da empresa.

Agora que você já sabe as vantagens e importância do certificado ISO 9001, conheça também sobre como os indicadores de desempenho ajudam na performance de mercado em outro artigo do nosso blog. Esse certamente será mais um mecanismo que ajudará sua empresa a consolidar a melhoria contínua de seus processos, posicionando-se à frente da concorrência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *