Inovação na Pack Expo: conheça as principais novidades

Tempo de leitura: 3 minutos

A alta competitividade do mercado exige que os empreendedores de qualquer segmento estejam sempre inovando nos produtos e técnicas de fabricação, visando manter o crescimento contínuo do negócio.

No setor de processamento de embalagens, a Pack Expo é a maior feira internacional. O evento acontece a cada dois anos na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e conta com a participação de importantes indústrias do segmento.

No post de hoje, falaremos um pouco sobre esse evento e as novidades que nele foram apresentadas na sua última edição, em novembro de 2016. Acompanhe!

Qual a importância da Pack Expo?

O intuito de realizar a feira é apresentar ao mercado soluções tecnológicas, de maneira que o sistema produção esteja sempre atualizado e cada vez mais eficiente. Outro ponto que merece destaque são as oportunidades de expandir o seu networking, pois o evento conta com a participação de expositores de diversos países.

Quais as tendências de mercado foram apontadas?

Dentre as novidades apresentadas na feira de 2016, destacamos:

O conceito de embalagens on the go

Esse modelo surgiu da necessidade que as empresas têm de acompanhar as transformações sociais.

Na vida moderna, as pessoas levam uma rotina corrida, e uma ótima oportunidade de se destacar no mercado é oferecer mecanismos com funcionalidades para facilitar o transporte pelos consumidores.

As embalagens on the go são elaboradas de forma individualizada, ou seja, para atender às peculiaridades de cada produto, e, principalmente, para que eles possam ser consumidos seja qual for deslocamento.

O crescimento pautado na responsabilidade ambiental

A novidade nesse cenário é a tendência de as empresas focarem nas embalagens flexíveis, por causarem menor impacto ao meio ambiente.

Sustentabilidade é o caminho para preservar os recursos naturais e quem estiver alinhado a esses ideais pode conquistar a preferência dos clientes.

A inovação do sistema de moldagem, preenchimento e selagem vertical

No que diz respeito ao empacotamento de alimentos, o método mais tradicional era que o produto percorresse algumas etapas separadamente, como: pesagem, preenchimento da embalagem, incorporação de rótulos e códigos de barra, e demais formalidades para ser colocado à disposição no mercado.

Entretanto, a TNA, uma das maiores fornecedoras de alternativas para embalagens no mundo, foi a precursora de uma ferramenta revolucionária para o setor: o sistema VFFS (Vertical Form Fill and Seal).

Trata-se de um mecanismo inserido nos equipamentos desta empresa — os robags, que permite a inserção dos rótulos, etiquetas e até mesmo itens adicionais, ao mesmo tempo em que o produto está sendo embalado.

Quais os pontos de destaque do sistema VFFS?

Sua finalidade é proporcionar a integração das operações, para que se ganhe maior agilidade no processo de acondicionamento das mercadorias. Essa automatização resulta em eficiência para atingir as metas e também aumentar a produtividade do seu negócio.

Seja como expositor ou simplesmente espectador, a participação em um evento deste porte só tem a contribuir para instigar a criação de novas ideias e ampliar a visão do empreendedor. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso qualquer detalhe, inclusive a embalagem, pode fazer a diferença.

Gostou das soluções apresentadas na Pack Expo? Acredita que um bom suporte tecnológico pode alavancar o desempenho da sua empresa? Deixe seu comentário!