Filme Antimicrobiano em embalagens: conheça os benefícios!

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado consumidor do setor alimentício está cada vez mais exigente, demandando produtos de qualidade e que ofereçam segurança. As boas práticas higiênico-sanitárias durante a produção não são suficientes para proteger e conservar o alimento da ação de microrganismos.

O acondicionamento em embalagens adequadas também é fundamental para garantir que o cliente adquira uma mercadoria confiável.

Se antes as embalagens eram planejadas para não interagirem com o alimento, hoje as novas tecnologias permitem essa interação, assegurando uma maior vida útil para os produtos.

Nesse contexto, surgiram as embalagens com filme antimicrobiano. Mas, afinal, você sabe o que são essas embalagens? Conhece os seus benefícios? Continue lendo este post e saiba mais sobre o assunto.

O que são embalagens com filme antimicrobiano?

As embalagens ativas são aquelas que além de promoverem uma barreira às influências externas, interagem com o alimento, garantindo a preservação da sua qualidade.

Para esse propósito, podem ser incorporados aditivos ou outros elementos que absorvam oxigênio, etileno, umidade, dióxido de carbono, sabores e odores, além daqueles com ação antioxidante e agentes antimicrobianos.

No caso dos filmes antimicrobianos, eles objetivam diminuir, inibir ou postergar o crescimento da microbiota que está presente, principalmente, na superfície dos alimentos.

Portanto, são incorporados aos filmes plásticos agentes antimicrobianos que devem ser efetivos em um longo período e a baixas concentrações, não modificando as propriedades sensoriais do produto e atendendo à legislação vigente.

Quais são suas vantagens para o produto?

Uma das principais vantagens dos filmes antimicrobianos em embalagens é inibir a proliferação de bactérias e fungos já presentes no alimento, o que reduz a possibilidade de contaminação. Por esse motivo, a duração da sua vida útil também é prolongada, oferecendo maior segurança para quem vende e para quem compra.

Como a superfície é a área em que ocorre a maior parte das reações de deterioração dos alimentos sólidos e semissólidos, a utilização de filmes antimicrobianos contribui para que sejam adicionadas menores quantidades de conservantes químicos diretamente ao produto.

Outra vantagem é a valorização do produto no mercado, já que a sociedade vem buscando um estilo de vida saudável, dando preferência àqueles menos processados e sem adição de conservantes sintéticos.

Também é possível agregar valor nessas mercadorias, porque, para a sua produção, podem ser utilizadas matérias-primas naturais, como a fécula de mandioca, a argila e o óleo essencial de canela, que são facilmente encontrados no Brasil.

E os benefícios para o meio ambiente?

Para a fabricação desses filmes, podem ser utilizados ingredientes naturais com ação antimicrobiana associados a embalagens biodegradáveis, o que diminui o uso de plásticos derivados de fontes não-renováveis. Assim, há a redução dos problemas ambientais por conta do descarte adequado de resíduos plásticos provenientes do petróleo.

A utilização dessas embalagens coloca a mercadoria em evidência, já que um grupo de consumidores, além de buscar alimentos mais naturais, também procuram produtos que contribuam com a sustentabilidade do planeta.

E esse processo é um ciclo: se o consumidor quer produtos com embalagens biodegradáveis, que contenham filme antimicrobiano, há um incentivo para essa exploração industrial. Logo, mais embalagens são produzidas, mais satisfeitos ficam os consumidores e menos impactos o meio ambiente sofre.

Gostou de conhecer os benefícios dos filmes antimicrobianos em embalagens? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba conteúdos como este em primeira mão!