Entenda como funciona a ISO 22000!

Tempo de leitura: 3 minutos

O alimento tem uma das cadeias de fornecimento mais complexas do mundo. É essencial, nesse cenário, que a forma de identificar e controlar os riscos de segurança de alimentos em todas as fases da cadeia seja padronizada.

Quando se fala em segurança de alimentos, a norma mais completa sobre o tema é a ISO 22000. Trata-se de uma regra internacional que define os requisitos que devem estar presentes em um sistema de gestão desse tipo e que abrange todos os envolvidos na cadeia alimentar.

Neste post, vamos falar sobre como esse regulamento está sendo revisado e quais são as mudanças esperadas ao final desse processo. A publicação da revisão está prevista para novembro de 2018. Boa leitura!

Adequação às necessidades atuais

A ISO 22000 inclui organizações inter-relacionadas — como produtores de equipamentos, embalagens, produtos de limpeza, aditivos e ingredientes — ao mesmo tempo em que é adequada a empresas que buscam integrar seus sistemas de gestão da qualidade (como a ISO 9001, por exemplo) e de gestão de segurança de alimentos.

Desde sua primeira publicação, em 2005, muito mudou: as organizações que optaram por ela enfrentam hoje novos desafios em segurança alimentar. Há, portanto, uma necessidade natural de revisão dessa norma. Trata-se de um processo normal, feito periodicamente, que garante que as normas continuem relevantes e úteis.

Nova estrutura

A versão revista da norma deve incorporar uma nova estrutura nuclear, bem como elementos-chave que vão ajudar a garantir a segurança de alimentos em todas as etapas da cadeia alimentar. Para isso, os temas mais recentes da área devem ser consolidados de forma que se adaptem ao panorama atual do segmento.

Em um processo bastante exaustivo, o grupo de trabalho responsável pela revisão (que inclui especialistas em segurança de alimentos de mais de 30 países) analisou diversos conceitos. Agora, devem incluí-los na norma de forma clara e concisa, para que a ISO 22000 seja fácil de compreender e implementar em organizações de qualquer porte e em qualquer ponto da cadeia alimentar.

Atualmente, a revisão da norma está na fase de Rascunho de Norma Internacional (Draft International Standard – DIS). O DIS está disponível para consulta por membros da ISO, que podem participar da votação pública por 12 semanas. O rascunho inclui uma nova estrutura central e aborda problemas recentes enfrentados pelo setor.

Alterações esperadas

A nova versão da norma terá mudanças substanciais de natureza estrutural. Além disso, vai incorporar um conjunto de pequenas alterações cujo objetivo é melhorar sua clareza e sua legibilidade.

Está previsto, ainda, um maior alinhamento aos padrões ISO 9001 e ISO 14001. Entre os pontos-chave, é possível destacar:

  • a versão revisada seguirá a Estrutura de Alto Nível (EAN) da ISO, que é comum para normas de sistemas de gestão. Isso facilita a integração de mais sistemas de gestão ao processo;
  • a norma deve proporcionar um novo entendimento da noção de risco. Esse conceito é estratégico para o ramo alimentar, e a ISO 22000 vai distinguir risco operacional de risco estratégico (ou de negócio);
  • a distinção entre dois ciclos PDCA (Plan-Do-Check-Act) deve ficar mais clara: o primeiro é aplicado ao sistema de gestão como um todo, e o segundo cobre os princípios da Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (Hazard Analysis and Critical Control Point – HACCP);
  • o processo de operação terá uma descrição clara para que seja possível identificar as diferenças entre termos-chave, como Pontos Críticos de Controle (PCCs), Programas de Pré-requisitos Operacionais (PPROs) e Programas de Pré-requisitos (PPRs).

Ela já foi revisada e confirmada em 2009. Com as alterações, a norma vai contemplar os novos desafios enfrentados pela cadeia de fornecimento de alimentos, bem como incorporar elementos que ajudem a garantir a segurança alimentar em cada uma das etapas da cadeia.

Sua empresa já está se preparando para as novidades da ISO 22000? Deixe um comentário relatando sua experiência ou expondo suas dúvidas!