Conheça as 6 tendências em embalagens que vieram para ficar

Tempo de leitura: 3 minutos

As embalagens deixaram há muito tempo de ser um mero acessório de proteção para se tornarem parte integral do design e apelo de marketing. Com a evolução técnica dos processos de impressão e do design, novidades surgem e ditam o caminho a se seguir para inovar no ramo.

Conheça algumas das tendências em embalagens que já estão fazendo sucesso!

Embalagens ASAP

ASAP é a sigla em inglês para “as simple as possible” ou, em português, “o mais simples possível”. A grande máxima do design nos diz que menos é mais, e a tendência da última década tem sido reduzir o número de elementos presentes nas embalagens, facilitando a leitura e a identificação pelo consumidor a uma distância considerável.

Além disso, simplificar o layout torna sua embalagem mais amigável para idosos e crianças, que podem ler as informações do rótulo sem confusões com termos complicados ou textos minúsculos.

Geometria 101

Estamos de fato na era do retorno ao básico. Se em décadas anteriores, o design de embalagens esteve em busca de formatos cada vez mais diferenciados e pouco naturais, a tendência agora é investir em formas geométricas simples, que remetam ao produto embalado.

Um ótimo exemplo é o conceito Hexagon Honey, que usa a forma hexagonal dos favos de mel criados pelas abelhas como base para uma embalagem simples, direta e esteticamente atraente.

Reciclável ou reutilizável

A preocupação ecológica é uma das características do consumidor do século XXI, e devemos atender a estes anseios de forma completa: não basta apenas inserir selos de certificação ou referências à natureza. Os compradores preferem inclusive pagar um pouco a mais por uma embalagem reciclável ou reutilizável, deixando um grande nicho de negócios a ser explorado.

Evolução digital

A internet e os meios de comunicação móveis estão por todos os lugares, e muito em breve chegarão até mesmo nas embalagens físicas. Com tecnologias como a Comunicação por Proximidade de Campo (NFC, na sigla em inglês) e o Bluetooth de Baixa Energia, um enorme campo de possibilidades será aberto.

Consumidores poderão, por exemplo, entrar em contato com a empresa fabricante, fazer críticas ou elogios em sites especializados ou pesquisar conteúdo relacionado ao produto apenas posicionando seus smartphones próximos à embalagem.

Old-fashioned ornamentado

O retrô é tendência na moda e em outras áreas do design, e com embalagens não poderia ser diferente. Muitos produtos vêm recuperando seus rótulos clássicos, com caligrafias de estilo manual e ornamentações do início do século passado, evocando processos de impressão que sequer são usados atualmente, como a xilogravura.

Embalagens flexíveis

As embalagens flexíveis já deixaram para trás o estigma de baixa qualidade e grande impacto ambiental. Modelos inovadores, como os stand-up pouches, economizam muito espaço e custos de transporte, causando uma diminuição da emissão de carbono do processo como um todo, além de serem práticas e portáteis.

No artigo de hoje vimos, algumas das tendências em embalagens que estão conquistando a indústria e os clientes. Inspire-se nestas inovações para projetar sua próxima embalagem e atrair o público consumidor que está entrando agora no mercado!

Gostou do texto? Descubra também a importância das embalagens para produtos alimentícios!