Como a embalagem de um produto influencia no processo de branding?

Tempo de leitura: 6 minutos

Desenvolver a embalagem de seu produto é um passo sensível dentro do processo de criação: elas são responsáveis por não apenas proteger os itens que embalam das interferências externas, como água, ar e luz, mas, também, por atrair a atenção do potencial comprador e destacar sua marca do restante da concorrência.

A embalagem tem um papel fundamental no branding, pois é um dos principais pontos de contato entre o consumidor e a sua marca. Logo, é preciso dedicar atenção a esse item. Lembre-se de que um bom processo de desenvolvimento e produção pode trazer muitos benefícios para o seu negócio.

Descubra, em nosso artigo de hoje, como as embalagens são essenciais para o seu processo de branding!

Afinal, o que é branding?

Branding é um conceito usado no meio corporativo para se referir à construção de uma marca e dos conceitos em torno dela. Não se trata apenas de produzir uma identidade visual e uma paleta de cores unificada, mas também de expressar os valores e ideais pelos quais a empresa trabalha.

Ele é um processo que visa construir e monitorar todos os pontos de contato entre o cliente e a marca. Essas ações têm como objetivo atrair e fidelizar o consumidor, por meio da criação e conceitos e valores para o negócio.

Trata-se de um processo complexo, que também inclui o projeto das embalagens, desde seus materiais até sua produção gráfica. Com isso, é possível atingir o público-alvo de maneira eficiente, além de facilitar as ações de marketing, que concentram-se em transmitir uma mensagem unificada.

Como a embalagem ajuda no processo de branding?

Como dito acima, a embalagem é, muitas vezes, o primeiro contato visual do possível cliente com o seu produto. Sendo assim, o modo como ela é desenhada vai definir qual tipo de consumidor sua marca quer alcançar.

Foco no público-alvo

O desenvolvimento das embalagens deve ser guiado para atender às necessidades do seu cliente. Por exemplo: sua empresa tem foco no público geral ou em uma clientela mais exigente?

Se você pretende alcançar um público de maior poder aquisitivo, é necessário investir em um projeto gráfico de qualidade e uso de acabamentos diferenciados, como um filme metalizado.

Para produtos com foco mais popular, a embalagem deve passar a simplicidade, sem deixar de lado o aspecto profissional. Os materiais podem ser mais simples, sem itens sofisticados que elevem o custo total.

Cuidado com a qualidade

Independentemente do público-alvo, um fator deve ser sempre considerado: a qualidade. Tanto para os projetos mais sofisticados, quanto para os mais simples, os materiais devem ter boa procedência, garantindo a segurança do produto.

A qualidade da impressão e o acabamento também são fatores importantes. Falhas, fotos de baixa resolução ou erros de montagem, por exemplo, prejudicam a imagem de qualquer marca. Claro que, quanto mais sofisticado for seu produto, maior o impacto negativo desses erros no branding.

Preocupação ambiental

É preciso dar muita atenção ao material a ser utilizado: os consumidores têm buscado cada vez mais consumir com consciência. Isso significa valorizar embalagens de vidro ou papéis que são recicláveis, reutilizáveis, considerados, portanto, menos agressivos ao meio ambiente.

Um projeto de embalagem ecologicamente correto tem influência direta na construção da imagem da marca. Logo, o processo de branding precisa considerar essas oportunidades de ações, incluindo também a preocupação ambiental como estratégia de marketing.

Com isso, alcança-se um alto padrão de qualidade e consegue-se passar uma mensagem de empresa aliada da natureza — uma reputação de destaque.

Meio de comunicação

A embalagem é um ótimo meio de comunicação com os clientes. É por meio delas que o consumidor vai entender o funcionamento do produto, como usá-lo corretamente e, assim, obter os melhores resultados.

Logo, a construção de uma boa embalagem é essencial para melhorar a experiência de compra. Clientes bem informados e satisfeitos têm mais chances de tornarem-se consumidores fiéis da sua marca.

Além das informações técnicas sobre o produto, é possível divulgar outros itens oferecidos pela empresa, ações realizadas e valores que dirigem o negócio. Toda essa construção de conceitos é muito importante para o processo de branding.

Embalagens como itens de coleção

Outro aspecto no qual as embalagens podem trazer força a seu branding está no valor próprio delas enquanto itens colecionáveis. Existem milhões de aficionados por embalagens diferentes ou edições especiais, como garrafinhas comemorativas de eventos esportivos ou festividades como o Natal.

Um case de sucesso recente foram as latinhas de refrigerante com nomes próprios: essa particularidade estimulou os consumidores a comprarem as latas com seus nomes, além de expor a marca durante a procura. A campanha viralizou na internet, com sites e memes (imagens de humor) baseados na ideia.

Mudança de embalagem enquanto estratégia de branding

Refazer o design da embalagem periodicamente também é recomendável: além de renovar o aspecto visual, posiciona sua empresa como inovadora e vanguardista, despertando a curiosidade do público e fidelizando potenciais novos clientes, sem deixar de lado os consumidores fiéis da marca.

Toda alteração deve ser fruto de um estudo do mercado, assim como das mudanças internas do seu negócio. As novidades na embalagem precisam ser estruturadas de forma a refletir a essência da empresa e atender às necessidades do público-alvo, melhorando a imagem da marca.

Um erro de estratégia durante a mudança de design, função ou formato da embalagem pode trazer grandes prejuízos para o seu negócio. Por isso, jamais decida qualquer alteração com base em palpites. Também não se deixe influenciar pelo gosto pessoal: o foco deve ser sempre as características da empresa e o perfil dos clientes.

Neste post, vimos como o processo de branding é afetado pela embalagem de seus produtos, desde seus materiais até seu projeto gráfico. Aprendemos também que o design de sua embalagem é vital para posicionar o produto no mercado, de acordo com o público-alvo e a mensagem que deseja passar.

Não deixe de considerar a importância das embalagens para o seu negócio. Através delas, é possível melhorar — e muito — os seus resultados de vendas, além de consolidar a sua marca no mercado.

Por isso, use as dicas que trouxemos no seu próximo rebranding e veja os resultados! Não se esqueça de procurar sempre pelos melhores profissionais para criar e produzir suas embalagens: a qualidade é essencial para o sucesso.

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