Branding: estratégias para ganhar o coração do cliente

Tempo de leitura: 3 minutos

Construir relacionamentos com o seu público-alvo, transmitindo suas ideias, valores e promessas, é a base essencial de uma estratégia de branding. Afinal, é ela que vai fazer essa ponte entre a marca e o cliente.

Por meio do branding, você vai conquistar o coração de seus clientes, e não apenas vender mais produtos. Ele tem a missão de agregar valor aos seus produtos e diferenciar sua marca de seus concorrentes.

Acompanhe este conteúdo e descubra mais sobre essa estratégia!

O que é branding?

Muito além de seu logotipo, o branding tem a missão de transmitir os valores de sua marca e seu posicionamento de mercado, assim como proporcionar experiências aos seus consumidores por meio de um relacionamento contínuo.

Vamos citar, por exemplo, a Coca-Cola. Quando pensamos nesta marca, imediatamente vem a nossa mente uma mesa cheia de comida e a família reunida em volta dela.

Essa associação que nós fazemos é resultado de um trabalho de branding executado com maestria. Nós associamos a marca a bons momentos, alegria, amigos e família.

O branding associa a sua marca a valores que são importantes para os seus consumidores; logo, conhecer o seu perfil a fundo é essencial para essa estratégia.

Branding e marketing são a mesma coisa?

Não. Apesar de ambas visarem o aumento das vendas, elas divergem em seus métodos.

O marketing tem foco na promoção de seus produtos e serviços, expondo os atributos e vantagens dele em relação aos seus concorrentes. Já o branding, como dissemos, é direcionado ao relacionamento com seus públicos e a geração de experiências.

Qual é a importância do branding?

Ao fixar sua marca na mente de seus consumidores e ganhar seus corações, eles se tornarão clientes fiéis à sua marca e não a trocarão por seus concorrentes, mesmo que eles sejam mais baratos, pois confiam em sua qualidade.

Por falar em preço, por meio do branding, você conseguirá agregar valor aos seus produtos e, ao longo do tempo, será possível aumentar sua margem de lucro sem que seus clientes reclamem.

Em relação ao posicionamento de sua empresa, as vantagens do branding ficam evidentes por exemplo em um momento de crise devido a algum problema com seu produto.

Os clientes que conhecem a sua empresa e são fiéis, certamente, sairão em defesa de sua marca, minimizando os possíveis danos que sua empresa pode sofrer.

Como fazer o branding?

1. Pesquise

Ao montar a sua estratégia, invista uma boa quantidade de tempo na realização de pesquisas para entender os desejos, crenças e gostos de seu público. Essa é a única maneira de se ter sucesso.

2. Identifique oportunidades

As necessidades de seu público estão sempre mudando; logo, identificar quais são essas mudanças permite à sua empresa aproveitar as melhores oportunidades e se destacar de seus concorrentes.

3. Invista em relacionamento

O branding está diretamente ligado à experiência de seus consumidores com sua marca. Um bom relacionamento será duradouro e vai proporcionar as melhores experiências aos seus clientes.

4. Adéque a sua comunicação

Alinhar a comunicação da empresa com o estilo de seu público é essencial para se estabelecer um relacionamento de sucesso. Se seu público é jovem, invista em uma linguagem mais leve e divertida.

Agora que você já sabe o que é branding, siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro das melhores informações sobre o assunto!

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